Três pratos típicos da culinária espanhola

COLUNA DA SEMANA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores,

Na coluna desta semana, vamos conhecer um pouco da culinária espanhola, para além da famosa paella, um dos pratos típicos mais simbólicos do país. É que a Espanha se consolida com um dos destinos de viagens preferidos pelos turistas pela variedade de passeios que podem ser feitos no país, desde viagens pelos monumentos históricos, belezas naturais, a um passeio precioso pela gastronomia da Espanha, uma das mais apreciadas e ricas do mundo.

Com forte influência mediterrânea, a culinária espanhola é conhecida pelas suas cores, sabores e pela presença de produtos mais saudáveis, como legumes e verduras, além da presença de muitos pratos típicos com frutos do mar, a exemplo da paella, que em sua versão mais incrementada costuma levar camarões, lulas e outros ingredientes.

Para esta coluna, separamos 3 pratos típicos que são símbolos do país e que todo turista deve experimentar: gaspacho, tortilla de patatas e pulpo a la gallega.

Gaspacho/Imagem: Canva

O gaspacho é um dos pratos mais apreciados e que pode ser consumido em todas as estações do ano, principalmente no verão, por ser tratar de uma sopa fria e muita refrescante. Trata-se de uma sopa de origem simples e humilde, feita inicialmente de maneira rústica pelos camponeses, com os ingredientes mais comuns consumidos pela população da região de Andaluzia. Na receita atual, a sopa leva ingredientes como tomate, pepino, pimentão, azeite de oliva, alho, água, sal e, claro, pão (que costuma acompanhar as refeições e sopas).

Tortilla de patatas/Imagem: Canva

Outro prato muito tradicional é a saborosa tortilla de patatas, que é como se fosse uma omelete de batatas. Supõe-se que este prato tenha sido inventado em Extremadura, uma região da Espanha. Em sua receita, a tortilla de patatas leva ovos, batatas, azeite de oliva, cebola e sal.

Pulpo a la gallega/Imagem: Canva

Já o pulpo a la gallega ou pulpo a la feria é outro item da culinária espanhola que se destaca e tem origem na região da Galícia. Durante festejos e feiras na região, este é um dos pratos mais solicitados e que conquista todos os cantos da Espanha. Consiste basicamente em uma iguaria feita com polvo, azeite de oliva, alho e sal.

CURIOSIDADE: Ao observar os ingredientes de cada prato, é possível perceber que o azeite de oliva está sempre presente. A título de informação, a Espanha é o que mais produz azeite de oliva no mundo. Tal feito se reflete na presença constante desse elemento na culinária espanhola.

E a coluna dessa semana encerra por aqui.

Abraços e até a próxima!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES