Direto da China

Experiências de Rany Veloso direto da China

Rafael e Dilma juntos na China fecham parceria para o Intermodal no Piauí

Na ocasião, o governador apresentou o Projeto do Intermodal do Piauí, que integra hidrovia, ferrovia e o porto de Luís Correia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rafael Fonteles se reuniu hoje (27), com a presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, em Xangai, na China. Na ocasião, o governador apresentou o Projeto do Intermodal do Piauí, que integra hidrovia, ferrovia e o porto de Luís Correia.

Rafael e Dilma juntos na China fecham parceria para o Intermodal no Piauí - Foto: Ascom

A partir de agora se inicia a negociação para financiamento público ou privado do New Development Bank (NDB), banco responsável pelas transações do bloco econômico de países emergentes no qual Brasil e China estão juntos.

Rafael e Dilma juntos na China fecham parceria para o Intermodal no Piauí - Foto: Ascom

Como o blog adiantou no início desta semana, em entrevista exclusiva na China, este é o principal projeto de infraestrutura e aposta da gestão do governador.

“O projeto foi muito bem recebido pela presidente. Saímos daqui com a certeza de que o NDB irá nos ajudar com o financiamento do nosso Intermodal. Agora, seguiremos as tratativas com o Banco no Brasil", disse Rafael Fonteles.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, exaltou o encontro com a presidente Dilma Rousseff. "A presidente demonstrou muita receptividade, interesse e objetividade em nosso encontro. Ela já endereçou o nosso projeto e definiu quem irá nos acompanhar durante a sua execução. A presidente, inclusive, estará conosco durante todo o processo, contribuindo para que o nosso sonho vire realidade", destacou o presidente.

No Banco dos BRICS, o governador Rafael Fonteles e o presidente Victor Hugo estiveram acompanhados do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa; do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Kennedy Barros; e do deputado Francisco Limma, representante da Assembleia Legislativa.

"A nossa ideia é conectar a produção do Sul do Piauí ao Porto de Luís Correia. Esse é um projeto de estado, não de governo. O Intermodal trará muito desenvolvimento econômico ao Piauí nas próximas décadas", explicou o governador.

Agora, o chefe do Executivo piauiense segue para o Japão, onde irá tratar de oportunidades nas áreas do agronegócio, energias renováveis, indústria automotiva, tecnologia e hidrogênio verde.

O NDB, conhecido como o Banco dos BRICS, é responsável por financiar projetos de infraestrutura, desenvolvimento social e sustentabilidade nos países que compõem os BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi eleita para presidir o banco em março deste ano, após indicação do presidente Lula.

PROJETO INTERMODAL QUER LIGAR PIAUÍ DO NORTE AO SUL

O projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba consiste na construção de um anel viário para interligar todo o Piauí até a região do Cerrado, no Sul do estado, para o transporte de grãos; uma hidrovia para o escoamento de mercadorias por meio do rio Parnaíba; e a união da via ferroviária de Teresina a Luís Correia, chegando ao Porto no município.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES