Direto da China

Experiências de Rany Veloso direto da China

Rafael Fonteles assina acordos com Porto na China e Centro dos Brics

Na China, o governador do Piauí confirmou que a inauguração do Porto de Luís Correia será no dia 13 de dezembro, a data é simbólica.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Amanhã (26), Rafael Fonteles assina o Memorando de Entendimento (MoU) e um Acordo de Amizade entre entre a província de Fujian e o Piauí.

“Vamos celebrar um acordo de cooperação com o Porto de Luís Correia. O Porto de Xiamen é um dos maiores portos do mundo e um dos mais modernos do mundo. A gente quer que o Porto de Luís Correia comece suas operações de forma bem moderna e eficiente”, destacou o governador após a visita.

Na China, o governador do  Piauí confirmou que a inauguração do Porto de Luís Correia será no dia 13 de dezembro, a data é simbólica. Nesta quarta (25), o governador visitou o Porto Internacional da cidade de Xiamen, considerado o mais automatizado do país e um dos 13 maiores do mundo.

A partir daí o Porto de Luís Correia poderá aplicar a mesma operação logística, que é integrada a um sistema de internet 5G, no qual os robôs e máquinas autônomas fazem boa parte do serviço para reduzir custos e ter maior precisão nas movimentações.

O Terminal Hairun é considerado o primeiro Porto Inteligente da China, o qual possui uma operação totalmente integrada por meio de um sistema de gerenciamento inteligente. Operado pela Hairun Building, empresa Chinesa que atua no setor de construção civil e imobiliário, presente em vários projetos de construção do país.

Há também no documento o estabelecimento de livre comércio entre os portos. "Nós temos aqui também uma Zona especial de Exportação que é modelo para nossa Zona de Parnaíba”, afirmou Fonteles.

A Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen foi implantado em 2015 e é uma das zonas de livre comércio da China para promover o comércio e o investimento entre a China e outros países.

Outras autoridades acompanharam a agenda. O presidente do TCE, Kennedy Barros, o deputado estadual Francisco Lima e o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida, que falou em um sonho secular.

“Estou impactado. Eu acredito que o sonho do Piauí de mais de 100 anos vai sair do papel. O Piauí vai ter o seu Porto também, porque essa parceria certamente vai permitir que vossa excelência consiga realizar o sonho do Piauí".

O superintende da representação do estado do Piauí em Brasília, Erick Amorim, um dos responsáveis pelo processo, fez um balanço dos encontros. 

“Hoje, foi um dia muito importante, tanto na assinatura dos Memorandos de Entendimento, que tem um potencial de parcerias efetivas entre o governo do estado do Piauí e os órgãos de Xiamen. Também teve uma boa sinergia entre os empresários para aumentar o fluxo de comércio entre as empresas das duas nações”.

PIAUÍ REPRESENTADO NA CHINA

O governador também visitou a futura sede do escritório do Piauí na China. Será instalado no Centro de Inovação da Parceria do BRICS, bloco econômico dos países emergentes no qual Brasil e China estão juntos.

Victor Hugo, o CEO da empresa pública Investe Piauí, assinou o termo de cooperação para dar início à negociação. “Essa parceria será muito importante, porque eles estão promovendo muitos cursos, capacitações e networking, pra gente consiga aumentar as trocas entre os países”, conclui Amorim.

O Centro de Parceria dos BRICS foi criado com o objetivo de promover a inovação, conhecimento e negócios para os países da parceria.

Esses pilares são atualmente realizados pelo Centro por meio de Think Tanks, treinamentos e desenvolvimento de projetos visando ao comércio e investimentos. Nesta quinta, também é aguardado o momento em que os empresários piauienses se reúnem com os chineses para promover a indústria e turismo entre os dois países.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES