Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

“Anomalia é o valor do orçamento secreto”, explica Marcelo Castro

Durante votação da LDO, senador defendeu as emendas que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O relator geral do orçamento de 2023, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), esclareceu ao blog que "anomalia" não é o orçamento secreto, como ficaram conhecidas as emendas do relator, e sim o valor bilionário. A previsão para o ano que vem é de R$ 19 bilhões, que serão indicados por ele e pelo presidente da Comissão Mista de Orçamento, o deputado Celso Sabino (União). O presidente, além do relator, indicando essas emendas foi uma das mudanças aprovadas nesta terça na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária).

Outra alteração que estava prevista era a obrigatoriedade do pagamento dessas emendas pelo governo federal tornando-as impositivas, mas por pressão do presidente Pacheco (PSD-MG) em um aceno a Lula foi retirada.

Nos últimos dias, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) disse em entrevista que seu estado recebeu R$ 50 milhões por ter votado em Pacheco para a presidência do Senado. 

ORÇAMENTO SECRETO

Foi assim que as emendas de relator ficaram conhecidas, pela falta de transparência. Os parlamentares não são obrigados a colocar a assinatura nos recursos enviados, o que causa estranheza, pois geralmente eles querem ser identificados quando enviam recursos à base eleitoral.

Apesar do STF ter imposto a identificação das emendas, nesta terça (12) durante a votação da LDO os parlamentares aprovaram um dispositivo que pode ocultar o nome do parlamentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES