Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Anvisa vai a Rússia inspecionar vacinas para liberação no Brasil

O objetivo da missão é levantar dados faltantes sobre a produção da vacina para a avaliação da importação excepcional para o Brasil.

Avalie a matéria:
| Vladimir Gerdo/ TASS/ Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inicia na próxima semana uma inspeção para verificar as Boas Práticas de Fabricação da produção da vacina Sputnik na Rússia.

O objetivo da missão é levantar dados faltantes sobre a produção da vacina que são importantes tanto para a avaliação do uso emergencial como para o processo de importação excepcional para o Brasil.

A Inspeção vai acontecer em duas fábricas diferentes. A primeira ocorre dos dias 15 a 21 de abril com três servidores da Anvisa na fábrica responsável pela produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) e da vacina finalizada.

A segunda inspeção deve acontecer de 19 a 23 de abril na empresa responsável pelas etapas finais de envase e embalagem. A data ainda será confirmada com o laboratório na Rússia. Esta segunda inspeção será feita por uma outra equipe com dois servidores da Anvisa.

As datas das inspeções foram definidas em função da disponibilidade do Fundo Russo que solicitou que a inspeção tivesse início no dia 15 de abril para que houvesse tempo de preparar a documentação necessária para a condução da inspeção.

Governadores entraram nesta semana com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para liberar a importação da vacina já usada em 58 países.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES