Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Aprovados no Senado, Elmano Férrer pede urgência em projetos na Câmara

Por blog Direto de Brasíla

| Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O senador Elmano Férrer (PODEMOS-PI) apresentou à Câmara dos Deputados um requerimento de urgência para que sejam apreciados o quanto antes dois projetos de lei de sua autoria. O primeiro trata da revitalização da Bacia do Parnaíba. A proposta visa a conservação e a recuperação de áreas protegidas do rio Parnaíba. A proposta visa ainda a gestão participativa, integrada e descentralizada dos recursos hídricos. Também busca-se o fomento do uso racional dos recursos hídricos e o monitoramento da quantidade e qualidade de água, do desmatamento, processo de erosão, níveis de poluição, e assoreamento dos leitos dos mananciais.

O projeto estabelece, ainda, que os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão inseridos na bacia hidrográfica do rio Parnaíba deverão dispor de órgão gestor de recursos hídricos capacitado, com técnicos próprios e em número suficiente para atender as demandas relacionadas a recursos hídricos, o Comitê Gestor da Bacia.

SOBRE A BACIA DO PARNAÍBA

A bacia hidrográfica do rio Parnaíba é uma das doze grandes regiões hidrográficas do território brasileiro, sendo a segunda mais importante da região Nordeste, seguida apenas da bacia do Rio São Francisco. O projeto de Lei estabelece 14 ações prioritárias com vistas à revitalização da bacia hidrográfica do Rio Parnaíba. Entre elas, a elaboração de cenários presentes e futuros, por meio de modelagens hidrológicas e de sedimentos, a construção de açudes e reservatórios de água, para atender aos usos múltiplos dos recursos hídricos, o estabelecimento de metas de volume útil aos reservatórios de água localizados nas sub-bacias hidrográficas do rio Parnaíba, além de educação ambiental voltada à conscientização da população, entre outras. 

O SEGUNDO PROJETO DE LEI PERMITE USO DE VEÍCULOS APREENDIDOS EM ATIVIDAES EXCLUSIVAS DA SEGURANÇA PÚBLICA 

O senador Elmano Férrer afirma que enquanto as polícias dos Estados sofrem com falta de viaturas, veículos apreendidos sem identificação abarrotam os pátios públicos e terminam sucateados. "O nosso projeto visa dar utilidade a veículos apreendidos e não identificados, e que abarrotam os depósitos públicos. Nada mais razoável que continuem à disposição da Justiça e sejam utilizados em finalidades da segurança pública como atividades de policiamento ostensivo, a conclusão de investigações e preservação da ordem pública ", justificou o senador.

O PLS 483/2017 determina que o veículo automotor recolhido que, após vistoria e exame pericial, não tiver identificada sua procedência e propriedade, em função de adulteração de sua numeração original, poderá ser utilizado pela Polícia Civil, Federal, Rodoviária Federal ou Militar, comprovado o interesse público,



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES