Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Sem consenso, deputados federais propõem divisão de cargos por blocos

O segundo encontro da bancada federal da base de Lula no Piauí aconteceu hoje em Brasília. Ainda não há acordo para o critério de indicação, se por ordem de votação, blocos ou sorteio.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Se reuniram em Brasília, nesta sexta-feira (20), no apartamento do deputado Merlong Solano (PT), os oito deputados federais da base do governo Lula e o senador eleito Wellington Dias (PT) para definir a indicação dos cargos do governo federal com representação no Piauí. Mas a expectativa de definição foi frustrada.

"A gente saiu da reunião praticamente da mesma forma que entrou", disse um parlamentar ao blog. Eles aguardam um decreto, que deverá ser publicado no dia 25, de acordo com o ministro Alexandre Padilha, regulamentando quais serão, de fato, os cargos disponíveis, uma vez que com a mudança governo tiveram também mudanças administrativas e no organograma dos ministérios e orgãos.

A falta de consenso gira em torno da indecisão sobre o critério de indicação. O deputado Flávio Nogueira (PT) disse que caiu por terra a dinâmica do mais votado indicar primeiro e assim sucessivamente. "Aquela metodologia do mais votado, primeiro os senadores e depois o mais votado, essa daí não existe mais", afirmou.

As novidades são que um novo critério para a divisão foi sugerido pela federação do PT, que seria a votação por revezamento de blocos (bloco da federação x bloco do PSD e MDB), e que Flávio Nogueira (PT) foi escolhido para ser líder da bancada fedderal do Piauí, quando reúne os 13 parlamentares (10 deputados federais e 3 senadores). O senador Marcelo Castro (MDB), que não estava presente, retirou a sua candidatura. Mas Flávio Nogueira ainda conversará com os dois deputados e senador do PP, que são da oposição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES