Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Bancada federal do Piauí diverge sobre a distribuição dos cargos federais

Reunião marcada para hoje foi cancelada. Três deputados querem sorteio. O senador Marcelo Castro ficou como responsável pela busca de um entendimento entre os pares.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Na bancada federal do Piauí, um  imbróglio pode gerar um descontentamento entre os pares. Estava marcada para hoje a reunião com os 8 deputados federais e 2 senadores da base do governo para decidir a divisão dos cargos federais no estado. São cerca de 20, mas apenas 5 tem "poder de fogo", como Dnit, Codevasf e Dnocs, com orçamento robusto e capilaridade nos municípios, onde estão as bases eleitorais.

O encontro foi cancelado por incompatibilidade de agenda. Enquanto isso, três deputados tentam mudar o critério de distribuição dos cargos. Ao invés de ser por ordem de votação, ou seja, o mais votado escolhe primeiro, Jadyel (PV), Florentino Neto (PT) e Flávio Nogueira (PT) querem por sorteio. Eles foram voto vencido na primeira reunião, mas não estão satisfeitos.

O deputado Júlio César, o mais votado entre os federais, critica a tentativa de mudança, defende que a bancada siga o rito dos últimos anos e comparou com a divisão dos cargos no governo estadual, onde Rafael Fonteles atendeu os pedidos dos deputados estaduais com o mesmo critério.

"É o que acontece aqui [banacada federal], aqui já era assim, não sei por que querem mudar. Porque o critério mais racional que nós temos. Não é priorizando, quem tem mais voto tem mais compromisso, tem mais comprometimento. Espero a compreensão dos colegas, os que não foram mais votados nesta eleição poderão ser na próxima e serão mais beneficiados", defendeu Júlio César. 

CARGOS A VISTA

Até agora, de acordo com o critério estabelecido, Wellington Dias indicaria Dnit, Marcelo Castro - Codevasf, Júlio César - Dnocs, Flávio Nogueira Incra. Mas Nogueira também está de olho na Codevasf, disse uma fonte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES