Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Barra Torres diz que houve tentativa de mudar bula da Cloroquina

O presidente da Anvisa confirmou durante seu depoimento o que o ex-ministro Mandetta havia revelado na semana passada

Avalie a matéria:
| Jefferson Rudy/ Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Questionado se houve a tentativa de mudança na bula da Cloroquina para que fosse indicada a pacientes com Covid, o presidente da Agência Nacional da Agência Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, confirmou que durante reunião no Palácio do Planalto a dra. Nise Yamaguchi defendeu a ideia, mas não soube dizer de quem era a autoria do documento.

"Esse documento foi comentado pela Dr. Nise Yamaguchi [...] Quando houve uma proposta, isso me causou uma reação mais brusca. Isso não tem cabimento, isso não pode", declarou no depoimento.

Desde o início da sessão, Barra Torres insiste que a Anvisa é pautada de forma técnica e negou que a reprovação das vacinas russa e indiana, Sputnik e Covaxin, se deu por pressão política.

No caso da Covaxin, a Anvisa não concedeu o certificado de boas práticas, mas admitiu reavaliar o imunizante. Sobre a Sputnik V, Barra Torres disse que o processo está parado aguardando a documentação do relatório técnico. A agência barrou o uso da vacina no último dia 26.

"É uma questão regulatória. Não está em questão a relação entre Brasil e Rússia. Não espero, de maneira nenhuma, que impacte o entendimento entre os países", insistiu.

Barra Torres de mostrou a favor dos testes, das vacinas e contra o uso da Cloroquina no tratamento precoce. 

Tanbém demonstrou arrependimento por ter se aglomerado com o presidente Bolsonaro em março de 2020. "Hoje tenho plena ciência de que se pensasse mais 5 minutos não teria feito. [...] Foi um momento em que não refleti na imagem negativa que isso passaria", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES