Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Bolsonaro diz que Brasil é exemplo contra Covid e critica governadores

No aniversário de 66 anos vários apoiadores se aglomeram em frente ao Palácio da Alvorada

| Marcos Corrêa/ PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Nesta segunda-feira (22), um dia após o Brasil registrar o maior número de mortes em uma semana desde o início da pandemia, no período entre 15 a 21 de março foram 15.600 vidas, Bolsonaro afirma em evento no Planalto que o país é um dos poucos que está na vanguarda a procura de soluções para combater a doença. Para o presidente, o Brasil vem dando exemplo.  

A Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou a situação alarmante do Brasil, que deteve 25% das 60.200 mil mortes no mundo neste mesmo período. Os EUA registraram a metade, 7.500 mil mortes.

Peritos internacionais avaliam como o governo brasileiro reagiu à emergência global desde a classificação da OMS. Ao total, 28 países estão sendo avaliados.

NO ANIVERSÁRIO, BOLSONARO MANDA RECADO A GOVERNADORES

No domingo (21), Bolsonaro completou 66 anos e apoiadores se aglomeraram em frente ao Palácio da Alvorada. Durante o discurso, o presidente mandou uma mensagem velada aos governadores por causa das medidas restritivas que impede o funcionamento do comércio e outras atividades.

"Estão esticando a corda. Faço qualquer coisa pelo meu povo e esse qualquer coisa é o que esta na nossa Constituição Federal. Podem confiar na gente, vocês me deram esse voto de confiança. Enquanto eu for presidente só Deus me tira daqui, eu estarei com vocês", declarou.

O presidente ainda invocou as Forças Armadas ao dizer que o povo pode contar com o Exército "pela democracia e pela liberdade".


Bolsonaro também citou o que o governo fez para lidar com a pandemia: compra de vacinas, mesmo que tardiamente, e o auxílio emergencial, que classificou como o maior projeto social do mundo. Ele espera com a vacinação em massa e o retorno do pagamento melhorar a popularidade que vem caindo.


O chefe do Executivo disse que o quê povo mais pede é para trabalhar e atribuiu aos governos estaduais a culpa. Semana passada Bolsonaro entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir decretos de restrições de circulação, mas a corte por enquanto mantém o que foi decidido no ano passado, união, estados e municípios podem tomar ações contra a Covid- 19. Governadores reagiram à postura do presidente e o chamam para o Pacto pela Vida. Eles argumentam que as medidas são adotadas com base na ciência para diminuir o caos no sistema de saúde. "Somo a favor da vida e da economia" ressaltam. 






Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES