Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Bolsonaro, Pacheco e Queiroga falam após reunião do Comitê Covid

Após reunião do Comitê Nacional, autoridades falam sobre as medidas contra a pandemia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Na manhã desta quarta-feira (31), o presidente da República, Jair Bolsonaro, participou de reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, junto com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Logo após eles falaram sobre os principais pontos definidos no encontro. 

Pacheco ressaltou a união e uma uniformização dos discursos em relação à pandemia. “É muito importante a comunicação, que haja um alinhamento da comunicação social do governo, da assessoria de imprensa da Presidência da República, no sentido de haver uma uniformização do discurso, de que é necessário se vacinar, usar máscara, higienizar as mãos, necessário o distanciamento social de modo a prevenirmos o aumento da doença no nosso país”.

Mas Bolsonaro voltou à tecla inicial contra governadores criticando medidas restritivas. “Tínhamos e temos dois inimigos, o vírus e o desemprego. O apelo que a gente faz aqui é que essa política de lockdown seja revista. Isso cabe na ponta da linha aos governadores e prefeitos. Porque só assim podemos voltar à normalidade”. 

O presidente do Congresso pediu a sanção do projeto de lei Pró-Leitos aprovado ontem no Senado. O projeto prevê a aquisição de leitos de UTIs pela iniciativa privada, em troca de deduções no imposto de renda. Também cogitou a possibilidade de mudança na lei sobre compra de vacinas por empresas. Atualmente, pela lei, as empresas só teriam acessos às doses após a vacinação dos grupos prioritários.

Pacheco também repassou sugestões dos governadores, como a inclusão dos profissionais da Segurança Pública e da Educação no Plano Nacional de Imunização e a centralização de entregas de insumos às Secretarias de Estados de Saúde. Ele entende que esse é o caminho para o entendimento, mesmo um ano depois, "primeiro grande passo de unificação dos poderes da República", ressalta o senador.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que a primeira reunião serviu também para esclarecer alguns pontos. O deputado pede explicações sobre a diferença das vacinas enviadas (34 milhões) e aplicadas (18 milhões). "Fizemos uma solicitação para que o Ministério da Saúde crie um grupo de controle sobre os  dados de vacinação, do número de vacinas distribuídas e pessoas vacinadas. É  importante que a imprensa nos ajude nesta cobrança. Precisamos ter este importante  controle sanitário". 

O ministro da Saúde se pronunciou apoiando projetos aprovados no Congresso que permitem a aquisição de leitos e a possibilidade das empresas terem acesso mais rápido às vacinas. Queiroga também falou da logística da distribuição de oxigênio pelo país, o abastecimento das unidades de saúde com medicamentos importantes no tratamento da Covid. E fala novamente em uso racional do oxigênio, "poupar esse recurso para quem precisa dele". Sobre a elaboração de protocolos nas unidades de saúde, o ministro falou que está trabalhando com a Universidade São Paulo.

O médico se compromeu que a pasta se pauta e continuará seguindo evidências científicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES