Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Ciro Nogueira diz que escândalos de governadores vão chegar à CPI

O senador disse em entrevista exclusiva ao blog que Mandetta passava mais tempo dando entrevista do que gerenciando a crise

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Após a sessão da CPI da Pandemia desta terça-feira (04), na qual o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta foi ouvido como testemunha,  o senador Ciro Nogueira (PP-PI) em entrevista exclusiva ao blog disse que tem  muitas divergências sobre a atuação de Mandetta como ministro da Saúde. Para o senador aliado de Bolsonaro, Mandetta perdia tempo dando entrevistas ao invés de cuidar na pandemia. Ciro defende que o trabalho de estruturar estados e municípios só ocorreu com Pazuello. "Ele passava mais tempo dando entrevista do que gerenciando uma crise num momento muito importante, que foi o início da pandemia, quando estados e municípios precisavam estar sendo estruturados e na sua gestão isso não aconteceu, isso só veio acontecer com a chegada do ministro Pazuello. Ele tentou explicar algumas situações, mas algumas coisas são inexplicáveis".

O senador também falou ao blog que integrantes da CPI estão escondendo os malfeitos dos governadores, mas que os escândalos de desvio de verbas de governadores vão chegar e a opinião pública vai exigir que se "debrucem" sobre eles.

Ciro Nogueira voltou a falar que a CPI da Pandemia é um erro e que não vai dar em nada para o presidente Bolsonaro.

CIRO DIZ QUE MANDETTA NÃO FALOU A VERDADE

Sobre a invertida que o senador recebeu de Mandetta, Ciro respondeu que isso é um questionamento público e que o ex-ministro não falou a verdade. "Ele sabe onde estão os erros dele. A mesma pergunta tinha sido feita pelo relator, só que ele não explicou. Não explicou não, não falou a verdade, ele  disse que teria sido em janeiro e foi em abril, quando já tínhamos um certo conhecimento dessa pandemia".

Antes de responder Ciro, Mandetta afirmou ter recebido a mesma pergunta do ministro das Comunicações Fábio Faria pelo aplicativo de mensagens instantâneas, mas que a mensagem havia sido apagada. Ciro perguntou se Mandetta havia recomendado que as pessoas ficassem em casa "tomando chá e canja de galinha" ao sentir os sintomas da Covid e irem aos hospitais apenas quando tivessem sentindo falta de ar. 

"QUANDO CHEGAREM OS DADOS DOS ESCÂNDALOS DE DESVIOS DE RECURSOS VÃO EXIGIR QUE A COMISSÃO SE DEBRUCE SOBRE ISSO"

Ciro Nogueira acusa senadores integrantes da CPI de esconderem ações suspeitas de governadores e afirma que não vai permitir isso. "Até porque a opinião pública vai exigir quando chegarem os dados dos escândalos de desvios de recursos, ela vai exigir que a Comissão se debruce sobre isso. Não tem uma acusação sequer de desvio de recursos públicos do presidente Jair Bolsonaro ou qualquer auxiliar dele", declara.

"Acho que nessa CPI ninguém tem o monopólio da verdade. Nós temos que ter como foco esclarecer os fatos. Lógico que o relator, Randolfe Rodrigues, outras pessoas só vêm para atacar o governo. Alí foi questionado porque eles querem esconder todos os malfeitos de estados no nosso país", continua.

CIRO CONFIRMA QUE A CPI É UM ERRO E DIZ QUE CONGRESSO QUER GUERRA POLÍTICA NO MOMENTO DE EXTREMA DIFICULDADE

O senador disse ao blog que a CPI é um erro pelo momento em que foi instalada. Para ele, deveriam estar concentrados nas vacinas e na saída da crise. "A CPI deveria ter sido feita depois da pandemia. Na prática, o Congresso Nacional com a instalação dessa CPI buscou uma guerra política no momento de extrema dificuldade e a população se sente com isso bastante abandonada".

SENADOR DIZ QUE CPI NÃO VAI DAR EM NADA PARA BOLSONARO

Ciro Nogueira acredita que o foco da comissão é prejudicar o presidente Bolsonaro e por isso não vai dar em nada, porque não há como conquistar a opinião pública sem fatos. "Se a CPI  for com esse foco como está aí com o relator totalmente direcionado a atingir o presidente não vai acontecer nada, porque a grande força de uma CPI é quando ela tem uma opinião pública, quando ela tem a verdade, ela conquista a opinião pública através de fatos e argumentos. Se for com esse debate apenas de atingir o presidente da República sem nenhum argumento ela não vai ter resultado nenhum".  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES