Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Exclusivo PEC das Drogas aprovada: Ciro Nogueira e Marcelo Castro divergem em votação

Senadores do Piauí demarcaram campos opostos no debate que considerou crime o porte e a posse de drogas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Com 23 votos a favor e 4 contra, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (13), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das Drogas, que torna crime o porte e a posse de drogas ilícitas, como maconha, cocaína e LSD, em qualquer quantidade. Dois dos três senadores do Piauí, votaram a proposta. Ciro Nogueira votou "sim" e Marcelo Castro votou "não". Separados na política e no campo ideológico.

De acordo com PEC, é possível distinguir traficante de usuário levando em consideração 8 critérios, mas não especifica ou limita uma quantidade de droga. Se aprovada nos plenários do Senado e Câmara, as penas seriam diferentes.

"Ao traficante o rigor das leis e as penas de prisão. Ao usuário penas alternativas, restritivas de direito e prestação de serviço à Comunidade, mas não o encarceramento", disse o relator, o senador Efraim Filho (União - PB).

STF X CONGRESSO NACIONAL

O relator disse que o Legislativo leva em consideração as decisões do Supremo Tribunal Federal e que portanto a Suprema Corte deveria fazer o mesmo, mas defendeu que o tema é de responsabilidade do Congresso.

"Acredito que o diálogo entre as casas está acontecendo. O que o Congresso Nacional defende e entende é que temas dessa natureza são próprios de serem decididos aqui no Congresso Nacional, que é o foro adequado para onde a sociedade escolheu seus representantes para decidir temas dessa natureza, delicados e que impactam a vida da sociedade".

CONGRESSO NACIONAL DEMARCOU TERRITÓRIO

A resposta ao STF que até agora tem maioria para descriminalizar o uso pessoal da maconha foi dada pela expressiva votação. O argumento do relator envolve questões de saúde e segurança pública, ao mencionar casas de reabilitação lotadas, dependência pelo aumento do consumo e consequentemente o aumento da violência.

"Não é um tema que há leniência, omissão ou inércia do Congresso Nacional. O Congresso Nacional por diversas oportunidades nos anos recentes se posicionou e sempre se posicionou na linha de não descriminalizar as drogas, de não liberar as drogas no Brasil porque entende que a sociedade brasileira não quer conforme as pesquisas de opinião pública e nem o estado brasileiro estaria preparado para isso".

Agora, por ser uma PEC, são necessárias cinco sessões de debates no plenário do Senado para a votação final envolvendo os 81 senadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES