Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Ciro Nogueira ou Heráclito Fortes? Quem controlará o “União Brasil“ no PI?

A convenção nacional conjunta do DEM e PSL ocorreu hoje em Brasília para deliberar sobre a fusão dos partidos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Nesta quarta-feira (06) em Brasília, um novo partido surgiu na primeira convenção conjunta entre DEM e PSL, pronuncia-se União Brasil. No Piauí, há uma disputa para assumir o controle da nova sigla entre três grupos. Esse será o maior partido da câmara com 82 deputados federais. A tendência é que esse número baixe por causa dos bolsonaristas ainda filiados no PSL de Luciano Bivar que vai assumir a presidência do União Brasil. O principal objetivo da nova sigla é fazer frente às eleições 2022 apontando o nome para disputar a presidência da República como terceira via. Os nomes do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), do ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta (DEM-MS) e do ex-ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro, despontam como as possibilidades até agora.

Uma fonte na capital federal revelou ao blog com exclusividade que o comando do partido no Piauí será entregue ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que é o presidente do Progressistas e próximo a Bivar e Antônio Rueda, o vice-presidente do PSL, consequentemente a presidência ficaria com o vereador Luís André, atual presidente do PSL, que já tinha recebido do partido a missão de formar uma chapa competitiva para 2022. Com Ciro nas negociações outros nomes que foram destaque nas eleições do ano passado em Teresina podem migrar para o União Brasil.

Havia uma expectativa muito alta de que o prefeito de Parnaíba Mão Santa (DEM) ou de que o ex vice-prefeito de Teresina, Roney Lustosa, assumisse o novo comando. Caso eles apresentem uma chapa mais forte isso não será descartado. Tanto eles como Luís André marcaram presença no evento com as demais lideranças do país.

O terceiro grupo que está de olho no União Brasil é o do prefeito de Teresina, Dr Pessoa, que está no MDB, mas que não "fede nem cheira" por lá e por isso procura um novo lar para abrigar inclusive o filho, Pessoinha, que disputará as eleições do próximo ano, e para isso quase acertou com o PL. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES