Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Com ritmo lento de vacinação, relatora chama Saúde, Butantan e Fiocruz

Por blog direto de Brasília

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara dos Deputados, Carmen Zanotto (Cidadania-SC), protocolou nesta terça-feira (23) requerimento para debater em audiência pública o andamento da vacinação em todas as regiões do país.


A parlamentar justifica que os brasileiros precisam saber qual a situação real do processo de imunização em curso.


“Ainda que no Brasil a vacinação tenha começado, nos preocupa que a estimativa é de que a vacinação em massa só será atingida na metade do ano que vem. Mesmo que tenhamos a capacidade técnica de imunizar em grande escala, ainda temos dificuldade de acesso aos imunizantes, com vários Estados parando a imunização por falta das doses”, diz um dos trechos do documento protocolado. 


Além da Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac, Carmen reforçou que há quatro imunizantes que aguardando definição de compra da parte do governo. 


“Todos eles já foram clinicamente testados no país e receberam a autorização da Anvisa", reforçou Carmen Zanotto.  


A deputada disse que as instituições precisam ser transparentes com a população.


 “Precisamos e buscamos ser honestos com a nossa população o sobre o que é possível, o que está planejado e quais são os fatos reais sobre a compra e distribuição de vacinas”, acrescentou.


Em seu requerimento, a relatora da comissão convidou para discutir o assunto o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros; presidentes dos Conselhos Nacional (Conass) e municipal (Conasems), respectivamente, Carlos Eduardo Lula e Wilames Bezerra; representantes da Anvisa e do Programa Nacional de Imunizações. Também foram convidados os presidentes da Fiocruz, Nísia Trindade, e do Instituto Butantan, Dimas Covas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES