Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Comissão aprova projeto sobre saneamento básico da senadora Jussara Lima

A proposta estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico a fim de estimular o tratamento adequado do esgoto em áreas rurais.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (31), o projeto de Lei n° 1944/2023, de autoria da senadora Jussara Lima (PSD-PI), que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.

A proposta tem o objetivo de estimular o tratamento do esgoto em áreas rurais, proteger os mananciais e o lençol freático, para descontaminar a água utilizada pelas comunidades rurais e diminuir a exposição a doenças.

Segundo a senadora Jussara, o projeto pretende garantir mais saúde e qualidade de vida aos moradores das zonas rurais dos municípios. “É fundamental que o poder público estimule os moradores de áreas rurais a implantarem medidas dessa natureza em suas propriedades e facilite o acesso de agricultores familiares e empreendedores familiares rurais a essas tecnologias”, justificou a senadora.

A parlamentar também afirmou que as medidas propostas no projeto de lei constituem ações simples e de baixo custo, capazes de trazer melhorias significativas para a população rural e de proteção do meio ambiente. 

PROJETO RELATADO POR SENADOR DA BAHIA

Na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, o projeto foi relatado pelo senador Otto Alencar (PSD/BA), que apresentou parecer favorável e elogiou a inciativa da senadora Jussara. “Só quem conhece o chão que pisa, como ela conhece o do Piauí, tem sensibilidade para apresentar um projeto de tão relevância para o saneamento básico. Estamos muito orgulhosos da senadora Jussara Lima”, afirmou o relator. 

A proposta segue agora para a Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES