Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Congresso tenta acordo sobre prisão de Daniel Silveira

Por blog Direto de Brasília

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O recado do Supremo Tribunal Federal (STF) foi dado após a votação expressiva e rápida de ontem no plenário da Corte. Por unanimidade, os 11 ministros reconheceram a decisão de Alexandre de Moraes e validaram a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) por crime contra a honra do Poder Judiciário e ministros do Supremo, após gravação de vídeos com ofensas aos ministros.

A pacificação entre os poderes pode estar ameaçada, a depender do que a Câmara vá decidir até amanhã (19), como prometeu Arthur Lira (PP-AL), o presidente da Casa, que tenta articular uma decisão que agrade a todos. 

Antes das 08 horas da manhã de hoje, Lira se reuniu com Bolsonaro no Palácio da Alvorada. De acordo com o presidente da Câmara, o assunto não foi Daniel Silveira, mas sim auxílio emergencial e reformas. Lira afirmou que o caso do deputado preso não é o único problema do mundo e que essa foi uma crise fabricada, mas não irá atrapalhar o andamento das pautas no Legislativo, pois será resolvido ainda nesta semana.

Os cenários levados em consideração pelos parlamentares são três. Daniel Silveira solto na audiência de custódia, e aí a Câmara não precisará se pronunciar, mas o deputado pode permanecer preso e neste caso a Câmara terá que dar a palavra final. No contexto da decisão do STF e da denúncia apresentada pela PGR, aliados de Lira trabalham para que a prisão seja mantida. Mas há também a terceira possibilidade para que Silveira cumpra as medidas alternativas, usar tornozeleira eletrônica, limitar uso das redes sociais e o percurso de circulação de casa para o trabalho. A possibilidade de suspensão do mandato também é cogitada.

Nesta quinta-feira (18) às 14h30 o deputado federal preso, Daniel Silveira (PSL-RJ), passa por audiência de custódia. O juiz Airton Vieira, auxiliar de Moraes no STF, é quem vai conduzir. A expectativa é que a prisão seja relaxada e seja determinado o uso de tornozeleira eletrônica, como a Procuradoria-Geral da República havia sugerido. 

Os líderes dos partidos da Câmara se reúnem também hoje neste mesmo horário para decidir quando de fato eles irão analisar a manutenção ou não da prisão, caso o juiz converta a prisão em temporária ou preventiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES