Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

CPI COVID: plano de trabalho de Girão foca em governadores

A escolha do plano será por votação na próxima terça

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O senador Eduardo Girão (PODEMOS-CE) está buscando apoio para se eleger presidente da Comissão e apresentou um plano de trabalho alternativo, diferente do que tinha mostrado no início da semana, elaborado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), no qual focava no atraso das vacinas, compra de medicamentos ineficazes e repasse de verbas.

No plano de trabalho que será apresentado por Girão, entre os depoentes está o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, que foi quem deu aos estados e municípios autonomia para decretos com medidas restritivas desde abril do ano passado.

Para o senador, o isolamento social deve ser investigado como medida de combate ao Coronavírus.

No bastidores, esse ponto sugere interferência entre os poderes.

Também está prevista a acareação entre os ex-ministros da Saúde Pazuello e Mandetta.

O plano dá mais ênfase ao repasses federais a estados e municípios, mirando governadores e prefeitos.

Para isso, seria criada uma sub relatoria a fim de examinar a gestão de recursos públicos usados também pelo governo federal.

Os planos de trabalho só serão apresentados e votados na próxima terça-feira, quando ocorrerá a primeira reunião da comissão, e segundo acordo entre os partidos, Omar Aziz (PSD-AM) será eleito como presidente do colegiado e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator.

Aziz defende que os convidados ou convocados a dar depoimento à CPI possam optar por fazer de forma remota por causa do risco de contaminação da Covid.

Aziz também já adiantou que “está muito mal explicado" por que o Brasil não comprou 70 milhões de doses da vacina da Pfizer em agosto de 2020, quando o governo federal recusou a oferta da farmacêutica. O lote de 70 milhões de doses seria entregue em dezembro do ano passado.

Na época, o governo não concordava com as condições do laboratório em não se responsabilizar por eventuais efeitos colaterais da vacina.

A fabricante diz que os mesmos termos foram exigidos de outros países que compraram a vacina, como EUA e Reino Unido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES