Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

CPI da Covid: governo ganha tempo com instalação adiada

Bolsonaro estuda acomodar senadores no primeiro escalão do governo

| Marcos Corrêa/ PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Ficou para a próxima terça-feira, dia 27, às 10 horas a primeira reunião da CPI da Covid, que será presencial para a escolha do presidente, vice-presidente e do relator. O encontro ficará restrito aos integrantes da comissão e servidores. A data da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid não agradou os senadores que já estão com o plano de trabalho em mãos e querem iniciar o quanto antes. Rodrigo Pacheco (DEM-MG) atendeu um pedido do governo adiando a instalação em alguns dias, isso porque o Planalto quer ganhar tempo negociando cargos do primeiro escalão a senadores e retirar Renan Calheiros (MDB-AL), que é muito crítico de Bolsonaoro, da relatoria. 

Os líderes do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-AL), e no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), trabalham para adiar definitivamente a instalação e defendem que só comece após a vacinação de todos que irão atuar. 

Há um  acordo para Omar Aziz (PSD-AM) ser eleito como presidente com 8 votos dos 11 titulares. Aziz se comprometeu em indicar Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria, que tem como função apresentar o parecer final da CPI, indiciando ou não os culpados. Mas Eduardo Girão (Podemos-CE) também disputará a presidência. O eleito será responsável por conduzir os trabalhos e pautar os pedidos dos integrantes, como a convocação de testemunhas.

Renan Calheiros quer começar ouvindo os ex-ministros da Saúde, Mandetta, Teich e Pazuello, e os representantes das farmacêuticas para entender o atraso na chegada das vacinas.

O senador Alesandro Vieira (Cidadania-SE) elaborou um plano de trabalho, no qual prevê acareações, quebras de sigilo e a convocação dos principais auxiliares do presidente Jair Bolsonaro sobre ações e eventuais omissões do governo federal no enfrentamento ao coronavírus. São eles: o ex-ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Fábio Wajngarten. O ex-comandante do Exército, general Edson Pujol sobre a fabricação de cloroquina pela Força Armada.  

O atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também será chamado para explicar a escassez do kit intubação, a atual demanda de oxigênio no país; a distribuição de medicamentos sem eficácia comprovada; e a aquisição de vacinas.

Paulo Guedes seria chamado para dar explicações sobre os recursos do auxílio emergencial e as medidas econômicas para a população mais vulnerável.

O plano ainda apresenta pontos para sub-relatoria:

Vacinas e outras medidas para contenção do vírus

Colapso da saúde em Manaus

Insumos para tratamento de enfermos

Emprego de recursos federais

Esse plano ainda será colocado em votação e poderá sofrer mudanças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES