Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

CPI da Covid: integrantes indicados, mas não sabem quando começam

O STF decidiu hoje manter a decisão de Barroso favorável à abertura da CPI, mas o início dos trabalhos ainda é incerto. Veja os indicados para compor a comissão

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O rito de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid começou ontem (13) no Senado e hoje o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a decisão de Barroso favorável à abertura da CPI. Mas o início dos trabalhos ainda é incerto, isso porque o governo usará todas as cartas na manga para adiar. O líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO) pediu ao presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) que os trabalhos só iniciem após vacinação de todos que vão atuar na Comissão (veja vídeo abaixo). Os 11 senadores titulares e 7 suplentes que vão formar a comissão já foram escolhidos e um grupo de 6 deles articula para que aliados do governo não ocupem a presidência ou relatoria, que é a nova estratégia de Bolsonaro para minizar danos. Esses 6 (Randolfe Rodrigues, Humberto Costa, Renan Calheiros, Tasso Jereissati, Otto Alencar, Alessandro Vieira) concordam que as atividades devam avançar e Renan Calheiros assumir a relatoria (veja a lista completa dos indicados abaixo).

O formato, se remoto, presencial ou híbrido não está definido. Pacheco marcará a primeira reunião, após a definição oficial dos integrantes, que será presencial para eleição do presidente e relator. Depois, o próprio presidente da CPI irá definir como e quando ela ocorrerá.

Agora, os líderes terão 10 dias para indicar oficialmente os integrantes. A distribuição de vagas foi feita de acordo com a quantidade de parlamentares de cada bloco (veja quais senadores serão indicados).

Nesta terça, o blog adiantou nomes de titulares, como o do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e Humberto Costa (PT-PE). O favorito para relatar o tema, até agora, é Renan Calheiros (MDB-AM), mas o governo trabalha para que ele não assuma o posto, uma vez que é um grande crítico a Bolsonaro. O blog apurou e fez uma relação com a lista dos indicados pelos partidos. A escalação tem seis perfis "independentes", mas que podem somar a um dos outros lados, o governista com três nomes claros e dois da oposição.

Nos bastidores, o interesse de Calheiros para ser um dos protagonistas na CPI passa pelo fato do seu filho, Renan Filho, ser governador de Alagoas.

CPI da COVID

- Bloco Unidos pelo Brasil, composto pelos partidos MDB, Progressistas e Republicanos: 3 titulares e 2 suplentes;

Renan Calheiros (MDB-AL)

Eduardo Braga (MDB-AM)

Ciro Nogueira (PP-PI)  

* Suplente: Jader Barbalho (MDB-PA)

- Bloco Parlamentar composto pelos partidos Podemos, PSDB e PSL: 2 titulares e 1 suplente;

Tasso Jereissati (PSDB-CE)  

Eduardo Girão (PODEMOS-CE) 

*Suplente: Marcos do Val -  (PODEMOS-ES) 

- Partido PSD: 2 titulares e 1 suplente;

Otto Alencar (PSD-BA) 

Omar Aziz (PSD-AM)

*Suplente: Ângelo Coronel (PSD-BA)

- Bloco Vanguarda, composto pelos partidos DEM, PL e PSC: 2 titulares e 1 suplente;

Marcos Rogério (DEM - RO)  

Jorginho Mello (PSC-SC)

*Suplente: Zequinha Marinho (PSC-PA)

- Bloco da Resistência Democrática, composto pelos partidos PT e PROS: 1

titular e 1 suplente;

Humberto Costa (PT-PE)  

*Suplente: Rogério Carvalho (PT-SE)

- Bloco Senado Independente, composto pelos partidos PDT, CIDADANIA, REDE e PSB: 1 titular e 1 suplente.

Randolfe Rodrigues - (REDE-AP)

*Suplente: Alessandro Vieira (Cidadania-SE)

EDUARDO GOMES DEFENDE QUE A CPI SÓ COMECE APÓS A VACINAÇÃO DOS SENADORES, SERVIDORES E JORNALISTAS 

O autor do pedido de criação da PEC, Randolfe Rodrigues, acredita que essa posição seja para inviabilizar a CPI e defende um formato semipresencial com todos os protocolos sanitários. Na visão do senador se não tiver CPI agora, vai ficar para 2022, um ano eleitoral, o que pode envolver disputas regionais. Também usa outro argumento, "se não fosse possível essa CPI não seria nenhuma investigação no país".

Se Pacheco ou o presidente eleito determinar que essa CPI seja presencial, outros presidentes de comissões, como o senador Ângelo Coronel (PSD-BA), da CPI das Fake News, vão querer o mesmo tipo de funcionamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES