Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Wellington Dias vai ao STF contra depoimento na CPI, marcado para o dia 1º

O blog teve acesso à lista dos próximos depoimentos. Os governadores preparam uma ADPF

Avalie a matéria:
| Reprodução PT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

De acordo com a última lista com o cronograma dos próximos depoimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), foi convocado para o dia 1º de julho (veja o quadro abaixo com todas as convocações), mas Dias informou ao blog que há três movimentos para tentar barrar a presença dos chefes do Executivo nos estados na comissão. Eles irão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que é usada na prática para o cumprimento do que está na constituição. 

“Os procuradores gerais de Estados/DF, estão trabalhando uma ADPF para que seja cumprida a Constituição e o próprio Regimento do Senado, que impede convocação de governadores e prefeitos, e para evitar o precedente, e deve constar com convocados ou não convocados. Procuradores estão preparando”, anuncia Wellington Dias.

Além disso, há uma articulação no Senado para reverter esse movimento e os próprios governadores não descartam recorrer à própria CPI ao presidente Omar Aziz (PSD-AM) por ofício. A outra tentativa será por mandado de segurança também no STF.

“O que não impede recurso à própria CPI, como fizemos quando aprovaram requerimentos para investigar aplicação com recursos dos Estados e Municípios. Ou mandato de Segurança ao STF, neste caso cabível aos convocados”,  finaliza.

Wellington Dias e mais 8 governadores foram convocados na última quarta-feira (26) em sessão entre os titulares da CPI. O nome do governador até antes da sessão não estava na lista dos possíveis convocados, mas foi incluído de última hora, como o blog apurou com exclusividade com uma fonte presente na reunião a portas fechadas, em uma articulação política de Ciro Nogueira (PP-PI), também titular da Comissão. O critério estabelecido para as convocações foi a realização de operações da Polícia Federal (PF) nos estados dos governadores convocados. O autor de todos os requerimentos que convoca governadores é o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Ao blog, ainda na quarta, Wellington Dias afirmou que já havia se colocado à disposição da CPI como coordenador do tema vacinas pelo Fórum dos Governadores. Na semana passada, em entrevista exclusiva, Dias disse que iria sem problema à CPI, mas como convidado.

Ontem, a deputada federal e primeira-dama Rejane Dias (PT) disse em também entrevista exclusiva que vê uma motivação política na "convocação" e não "convite" do governador.

DATA DAS PRÓXIMAS CONVOCAÇÕES PARA DEPOIMENTOS À CPI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES