Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Dr Francisco e W. Dias fecham aumento de R$ 28 milhões para o HU da UFPI

Deputado diz que serão mais recursos para o combate ao câncer e cirurgias. Ministro teve que entrar nas negociações.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou nesta quarta-feira (21) uma portaria, que foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta (22), aumentando em R$ 28 milhões por ano a verba para custeio do Hospital Universitário do Piauí (HU).

A liberação de recursos atende o pedido do deputado federal Dr. Francisco (PT-PI) para elevar o teto da MAC (valor disponível para custear ações e serviços de saúde de Média e Alta Complexidade) do HU. O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, também entrou na articulação. A demanda inicial foi apresentada pelo superintendente do HU, Paulo Márcio.

DINHEIRO DEVE SER UTILIZADO EM MAIS CIRURGIAS E TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

“É uma receita que passa a ser incorporada ao teto anual do HU, que possibilitará ampliação da quantidade de cirurgias, especialmente as cardíacas, tratamento de câncer, mais leitos para internações, além de exames e consultas de especialistas para reduzir as filas de espera dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Agradeço ao presidente do Lula e à ministra Nísia Trindade pela sensibilidade em autorizar esses recursos  que resultarão em mais atendimento, mais prestação de serviços especializados para a população de todo o Piauí”, disse Dr Francisco. 

A assinatura da portaria aconteceu durante reunião da ministra com o deputado federal e o ministro, em Brasília, acompanhada de forma remota (online) pelo presidente da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Arthur Chioro, o superintende Paulo Márcio e o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Gildásio Guedes.

O deputado também acredita que o investimento irá favorecer a formação de profissionais de saúde, uma vez que o Hospital tem programas de residência médica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES