Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Dr Pessoa após reunião com Marcos Pereira: Republicanos está com “o grupo”

“É só questão de horas ou de dias”, fala prefeito sobre o comando do partido no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Após reunião com o presidente nacional do Republicanos na Câmara dos Deputados, em Brasília, Dr Pessoa (MDB) afirmou com exclusividade ao blog que em poucos dias o novo partido estará sob o comando do grupo político do prefeito de Teresina. "A produtividade e as conversas foram boas. Acho que estou saindo daqui, ainda estou com a palavra "acho", com o partido nas mãos. Em questão de horas ou de poucos dias esse partido de fato e de direito estará nas mãos do prefeito de Teresina, ou melhor dizendo, do grupo do prefeito". 

No encontro ficou acordado que o partido terá de fazer no mínimo um deputado federal e em troca não há imposição de cima para baixo sobre alianças no Piauí. O próximo presidente estadual será o João Pessoinha, como o prefeito havia adiantado ao blog mais cedo.

O presidente municipal da sigla, o deputado estadual Gessivaldo Isaías; o presidente da Câmara Municipal, vereador Jeová Alencar; o presidente da ETURB, João Pessoinha; o secretário de Planejamento de Teresina, João Henrique Sousa e a secretária da Juventude, Eliana Lago também participaram do encontro.

DR PESSOA NÃO TEM CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO

Questionado se tem candidato ao governo do estado, uma vez que o Republicanos atualmente, apesar de ser do Centrão (bloco aliado de Bolsonaro) no Congresso Nacional, no Piauí compõe a base do governo do estado, Dr Pessoa diz que não. "Essas tratativas do governo federal e governo estadual, nós, em grupo, iremos tratar em Teresina. Não foi tratado se vamos estar no lado A, B ou C. Estamos ao lado do Republicanos (...) em conjunto tomando as decisões", afirma.

A META DO REPUBLICANOS NO PIAUÍ É ELEGER PELO MENOS UM DEPUTADO FEDERAL

O foco da sigla será na chapa proporcional. "Marcos Pereira deixou bem claro que tem mais interesse numa chapa proporcional, em deputado federal (...) Não foi tratado sobre uma chapa majoritária", explica o prefeito.

O acordo selado não impõe alianças a nível estadual ou de apoio ao presidente Bolsonaro. O ex-ministro e secretário de Planejamento João Henrique Sousa, que foi ministro no governo Temer junto com Marcos Pereira, entendeu bem essa lógica. "Ficou claro aqui que a formação de coligações ou federações não terá nenhuma dificuldade na composição do partido no estado do Piauí. Então é aquela história, compromisso, o partido trará um deputado federal para os quadros do Republicanos, por outro lado o partido a nível estadual, sob o comando do prefeito Dr Pessoa fará ou buscará o acordo que quiser com relação à votação de governador, senador". 

GESSIVALDO ISAÍAS QUER 4 DEPUTADOS ESTADUAIS: "SEM MEDO DE ERRAR"

Gessivaldo Isaías, deputado estadual e presidente municipal do partido, ressalta o tamanho do Republicanos no Piauí e "sem medo de errar" acredita na eleição de 4 deputados estaduais.  "Deus faz as coisas certas. Tenho certeza que a vinda do prefeito de Teresina com o Jeová, que é o presidente da Câmara, [com] os vereadores que vierem (...) onde nós já estávamos formando uma chapa para deputado estadual e federal, nós vamos aglutinar, eu tenho plena certeza de que o Republicanos fará um a dois federais no Piauí e sem medo de errar nós elegemos 3 a 4 deputados na  Assembleia Legislativa".

GESSIVALDO FICA OU NÃO NA BASE DO GOVERNO DO ESTADO?

Sobre a permanência ou não na base do governo do estado com o grupo liderado por Wellington Dias (PT), Gessivaldo diz que vai analisar com o novo clã político. "Hoje, faço parte da base do governo do estado, mas eu tenho nosso grupo hoje que vem com o Republicanos e nós vamos conversar sobre isso". 

 

"MEU NOME ESTÁ À DISPOSIÇÃO DO PREFEITO", AFIRMA SECRETÁRIA MUNICIPAL

Dentre os integrantes da comitiva do prefeito, todos, inclusive a secretária da Juventude, Eliana Lago, disputarão as eleições pelo futuro partido, menos o secretário de Planejamento, João Henrique, que permanece no MDB. "Meu nome está à disposição do prefeito", disse a secretária ao blog.

JEOVÁ ALENCAR ENTREGA O MDB EM TERESINA NESTA QUINTA

O presidente da Câmara, Jeová Alencar, que vai entregar amanhã o diretório municipal do MDB, revelou a meta do partido. "Vamos juntos montar um partido realmente nosso, junto com o nosso grupo e fortalecer esse partido junto com o nosso prefeito (...) Não tenho nenhuma dúvida pela quantidade de pessoas que estão nos procurando que iremos fazer três deputados estaduais e um ou dois federais".

O grupo se reúne nesta sexta-feira (18), em Teresina, para definir a composição da executiva estadual do partido no Piauí. O deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, se comprometeu em ir à capital para o ato solene de filiação do prefeito e do seu grupo político.

O Republicanos soma hoje no Piauí, de acordo com Gessivaldo Isaías, 105 vereadores, 10 prefeitos, 5 vice-prefeitos e 97 diretórios. "Não é um partido pequeno, mas um partido que cresce".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES