Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Dr Pessoa: não enviam emenda PIX a The porque tem tratativa não republicana

Prefeito de Teresina incomodado com o não envio de emendas a Teresina procura justificativa e encontra: “no interior é mais fácil...”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Após a divulgação pelo blog das listas das emendas PIX enviadas ao Piauí pelos deputados federais e senadores, Dr Pessoa disse por telefone que o não envio a Teresina revela o uso de tratativas não republicanas no interior.

O prefeito da capital confirma que a falta de atenção à cidade pelos grupos políticos é o que justifica o fato dele não apoiar nem Rafael Fonteles (PT) e nem Sílvio Mendes (União). Há muito tempo, Pessoa defende que irá se aliar a quem ajudá-lo na execução dos projetos, como, o Hospital da Mulher e a integração das bacias dos rio Poty e Parnaíba.

"A administração da prefeitura de Teresina é olhando para o povo. Os recursos são aplicados em benefícios diretamente para o povo, por isso que eles fogem. No interior é fácil, têm as tratativas não republicanas. (...) É por isso que não estou nem no lado A nem no lado B", dispara.

LEVANTAMENTO DAS EMENDAS PIX PELOS DEPUTADOS E SENADORES DO PIAUÍ

De acordo com os números analisados pelo blog, os três senadores do estado enviaram mais de R$ 50 milhões desde 2020 a vários municípios, principalmente nos redutos eleitorais. O único que enviou recursos a Teresina foi o senador Elmano Férrer (PP).

Entre os deputados federais a situação não é diferente. Foram mais de R$ 134 milhões enviados principalmente aos prefeitos que os apoiam. Apenas Fábio Abreu (PSD) enviou emenda à capital.

SOBRE AS EMENDAS PIX

São chamadas na Constituição desde 2019 de Transferências Especiais os valores destinados pelos parlamentares do Congresso Nacional direto para o caixa das prefeituras.

Diferente dos outros recursos federais, esse tipo de emenda não precisa de convênio com a Codevasf, Funasa ou Caixa, consequentemente não precisa de prestação de conta com os orgãos.

Isso significa que o dinheiro é "livre" e pode ser aplicado onde o prefeito achar melhor. Só após o uso é que o prefeito pode prestar conta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES