Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Eleições da Câmara: toda bancada do Piauí vai a almoço de Arthur Lira

Presidente da Câmara quer se manter no cargo e por causa do recesso parlamentar começou nesta semana uma série de encontros com as bancadas dos estados

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Como o blog havia adiantado na semana passada, está confirmado para amanhã (20) um almoço organizado pelo presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) com a bancada de deputados federais do Piauí. O blog apurou que os 10 estarão presentes, PT, PSD e PP irão votar juntos para garantir a permanência de Lira no poder. Cada um com seus interesses. Lira está recebendo desde o início da semana todos os deputados federais por estado. Ele não quer deixar nenhum "nó frouxo".

DEPUTADOS FEDERAIS DO PIAUÍ QUE IRÃO AO ALMOÇO COM LIRA

Júlio César Lima (PSD), Merlong Solano (PT), Florentino Neto (PT), Francisco Costa (PT), Castro Neto (PSD), Átila Lira (PP), Júlio Arcoverde (PP), Jadyel (PV) e Flávio Nogueira (PT).

Segundo Merlong Solano (PT-PI), o acordo também gira em torno do PT ocupar espaços importantes na mesa-diretora e em comissões no nível da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). 

"É o caminho que viabiliza a presença de nossa bancada em espaços importantes na Câmara. Fora deste acordo seria candidatura pra marcar posição o que seria um grande erro, considerando a grande importância da Câmara dos Deputados para nosso governo [Lula]", observou Merlong.

Júlio Arcoverde e Átila Lira Filho, os únicos do PP na bancada do Piauí, foram os primeiros a confirmarem presenças. Desde o fim do segundo turno das eleições, as forças se concentram na eleição de Lira. Só assim, o partido de Ciro Nogueira poderá seguir vivo nas mesas de negociações e até pleitear cargos no governo Lula.

Lira e Lula tiveram encontros ainda no ano passado, quando o presidente eleito precisou passar pelo primeiro teste de fogo com a votação da PEC da Transição. A articulção foi intensa e dependia também do presidente da Câmara. Primeiro para pautar, segundo para garantir a aprovação, uma vez que na Câmara a maioria ainda é do Centrão e centro-direita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES