Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Eleições na Câmara: Marina Santos toma café da manhã com Bolsonaro

Por blog Direto de Brasília

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Início do ano e próximo às eleições da Câmara, o presidente Jair Bolsonaro tem recebido parlamentares que o apoiam das mais diversas frentes. Hoje pela manhã foi o dia da bancada ruralista, a qual 80% disse estar com Bolsonaro e Arthur Lira (PP-AL). A ministra Tereza Cristina também recepcionou os deputados que fazem parte da Frente Parlamentar Agropecuária, dentre eles, a deputada Marina Santos (Solidariedade-PI), que está ingressando agora na frente. Além das pautas do setor, vacina contra Covid-19 e eleições da Câmara estavam em discussão. Subjetivamente, Bolsonaro articula pessoalmente apoio a Arthur Lira (PP-AL), que já atuava como um líder informal defendendo os interesses do presidente.

Marina Santos teve um tempo em particular com Bolsonaro, no qual ela aproveitou para ratificar apoio ao seu governo.

Ser parlamentar com boas relações com o Planalto significa também sobrevivência política em 2022, uma vez que com o fim do financiamento das campanhas pelas empresas, os deputados dependem as emendas, que apesar de estarem no orçamento, que é impositivo, são liberadas em ordem pelo governo. 

Bolsonaro articula pessoalmente a eleição na Câmara, porque esses dois últimos anos podem ser decisivos para uma reeleição, e é o presidente da Casa quem pauta os assuntos discutidos pelo legislativo, além de um possível processo de impeachment.

Os ministros que têm mandato como deputados também foram convocados. Thereza Cristina (DEM-MS), da Agricultura,  e Onyx Lorenzoni (DEM-RS), da Cidadania, irão pegar licença para votar. 

Logo após a eleição uma reforma ministerial poderia colocar em cheque a permanência de Onyx no governo que deve perder a vaga para um indicado do Republicanos, de Marcos Pereira, que era aliado de primeira hora de Bolsonaro, como não foi o candidato escolhido foi para o lado de Maia (DEM-RJ), mas com o desenrolar das conversas volta a declarar apoio a Arthur Lira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES