Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Em Brasília, Doutor Pessoa se filia simbolicamente ao Republicanos

O presidente da sigla, Marcos Pereira, deixou claro que foi o prefeito que fez questão de participar da solenidade.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Na presença de parlamentares e outras autoridades, nesta quarta-feira (16), em Brasília, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; o prefeito de Teresina, Dr Pessoa e a deputada federal Marina Santos se filiaram ao Republicanos na sede do partido. Mourão disse que está feliz por ter se filiado no mesmo dia que piauienses, pois seus avós são do Piauí. “Agora nós somos trigêmeos, filiados no mesmo dia”, disse o vice-presidente.

Leia Mais

Mourão deve concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul e declarou apoio "irrestrito" à reeleição de Bolsonaro, mesmo tendo conflitos constantes com o presidente. Bolsonaro chegou a falar que o vice mais atrapalha do que ajuda e que foi escolhido a toque de caixa.

Mesmo de forma simbólica, o prefeito de Teresina, Dr Pessoa, também assinou a ficha de filiação. Por orientação jurídica e até questão política, irá se filiar oficialmente em grande festa de lançamento de chapa em Teresina, provavelmente no próximo mês. Durante o discurso fez o convite a Hamilton Mourão e ao presidente nacional da sigla Marcos Pereira para estarem presentes na capital.

O presidente da sigla, Marcos Pereira, ressaltou que foi o prefeito que fez questão de participar da solenidade. “O Dr Pessoa fez questão de vir fazer esse ato simbólico de filiação. Me dizia ele que é seu fã”, se referindo a Mourão. Dr Pessoa é o primeiro prefeito de capital do nordeste a se filiar ao partido.

Prefeito de Teresina se filia simbolicamente ao Republicanos (Foto: Rany Veloso)

Durante o discurso, o prefeito externou certa dificuldade política para encontrar o partido. “Como é que ele [Marcos Pereira] me achou? Ou melhor, como é que eu achei ele? Porque eu saí procurando e todo partido que me manifestava, vinha a turma e três pontinhos, e cassavam minha andança e eu vim pra cá”, disse Dr Pessoa.

Ao blog, Dr Pessoa disse que a chapa proporcional está pronta, diferente da majoritária que ainda está em discussão e que para ele é "quase impossível", mas ainda avalia possibilidade. “Nós tivemos o partido oficialmente há 8 dias, tem gente que tem 2/3 anos e não conseguiram ou estão tentando conseguir [formar uma chapa]. Sonhar com majoritária, governador, é mais difícil, é quase impossível”

A deputada federal do Piauí, Marina Santos, que também compôs à mesa de honra, se filiou fazendo referências à importância da data. “Estou muito feliz e muito nervosa, porque olhe, você se filiar no mesmo dia que o vice-presidente da República”. Marcos Pereira disse que as mulheres não são uma cota, são uma necessidade.

Para a escolha do partido, a parlamentar piauiense citou 'os valores cristãos'. “Quando fui fazer a escolha do partido, os valores do partido, que são os valores cristãos e a família fez com que eu tivesse certeza de que eu teria que estar aqui porque Deus e a família têm que ser respeitados em todo lugar”.

Apesar do pouco tempo para apresentar uma chapa, Marina Santos diz que o partido ainda tem 15 dias para finalizar a chapa federal.

Segundo uma fonte, o grupo prentende alcançar cerca de 200 mil votos. Até agora, os nomes cotados, além do da Marina, são: do ex-vereador Joninha; da pastora Ana Fidelis, pastora da igreja Universal do Reino de Deus; do Marquin de Canto do Buriti e um vereador de Parnaíba. Pessoinha ainda não está "100% descartado" da chapa, de acordo com Dr Pessoa. Isso depende do aval de Marina Santos e a viabilidade da chapa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES