Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Em BSB, Rafael Fonteles quer PPP com setor privado para Serra da Capivara

Governador discutiu o tema com o secretários do Ministério do Meio Ambiente e o secretário de estado da área, Daniel Oliveira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O governador Rafael Fonteles, em Brasília (DF), discutiu a concessão ao setor privado do Parque Nacional Serra da Capivara para a criação de uma Parceria Público Privada (PPP) com o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, e com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho.

A ideia é incluir o patrimônio da humanidade localizado no Piauí no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, junto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O secretário de Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, também esteve presente.

“A nossa ideia é que a iniciativa privada ajude na preservação do parque e contribua para o desenvolvimento do turismo ecológico e histórico na região”, explicou Rafael Fonteles.

Eles também trataram sobre a sustentabilidade ambiental, o perímetro de irrigação dos Tabuleiros Litorâneos, ferrovias e a atração de recursos federais para investimentos no Piauí. 

“Durante o encontro, reforçamos o compromisso do Piauí com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável”, disse o governador.

Outro ponto debatido foi a revitalização do Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (Nuperade), localizado na região de Gilbués, no sul do Piauí.

O núcleo estuda o fenômeno da desertificação e testa tecnologias para o controle do processo de degradação e recuperação destas áreas.

O secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, atentou para a proteção e preservação dos principais biomas existentes no Piauí: o Cerrado e a Caatinga. Além disso, reforçou que o estado tem cerca de 30.000 km2, aproximadamente 13% de seu território, sob áreas de unidades de conservação. Números que colocam o Piauí atrás apenas da Amazônia Legal, no que diz respeito ao percentual territorial sob unidades de conservação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES