Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Em nova proposta, Comsefaz quer novo imposto sobre compras digitais

Por blog Direto de Brasília

Presidente do Comsefaz, Rafael Fonteles |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal) encaminhou na noite desta segunda-feira (28) aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o texto atualizado da Emenda Constitucional 192/2019, que consolida a proposta dos estados para a Reforma Tributária.  As mudanças vão na mesma direção do governo ao concordar com a tributação sobre compras de mercadorias no meio digital, ou seja, pela internet. Os novos serviços, como os de aplicativo de comida e de transporte, também deverão entrar na lista do novo imposto, uma vez que são contratados pela internet. A ideia é aumentar a base tributária do governo, uma vez que os estados perdem milhões com as compras da economia 4.0 que atualmente não é tributada. 

De acordo com o Comitê, o novo texto melhora a redação sobre a incidência do tributo para dar segurança jurídica e garantir a tributação de novos serviços e mercadorias da economia digital. O documento também foi encaminhado ao relator da PEC 45/2019, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e ao relator da PEC 110/2019, senador Roberto Rocha (PSDB-MA).

O texto traz alterações à redação original da EMC 192/2019, apresentada em outubro de 2019 pelo deputado Herculano Passos (MDB-SP) como emenda substitutiva à PEC 45/2019, que prevê a extinção dos tributos federais, estadual e municipal (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) e a criação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).

As mudanças, explica o presidente do Comsefaz e secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, são resultado de dezenas de reuniões entre os secretários de Fazenda e também com representantes de outros entes, entidades empresariais e parlamentares. O objetivo é aprimorar o texto e adequar a proposta à evolução dos debates em torno da Reforma Tributária.

Rafael Fonteles / Meio Norte

PROPOSTA SUGERE CRIAÇÃO DE CONSELHO E FUNDO PARA EXPORTAÇÕES

As mudanças alteram a nomenclatura do Comitê Gestor do IBS, que passa a se chamar Conselho Federativo do Imposto sobre Bens e Serviços, e a inclusão da União na sua composição, à proporção de 27 cadeiras para os estados, 10 para a União e 12 para os municípios, com quórum de 2/3 dos membros e 50% das unidades federativas de cada região. Também traz a criação de um Comitê Executivo do novo tributo, além do Comitê Deliberativo.

A nova redação também muda a nomenclatura e a finalidade do Fundo de Compensação das Exportações para Fundo de Incentivo às Exportações, o fundo seria para garantir a manutenção e expansão do sistema de logística das exportações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES