Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Em Oeiras, dois pré-candidatos à Federal da mesma chapa disputam voto; veja

Nesta sexta (22), a cidade recebe o Encontro Regional das Oposições, liderado por Ciro Nogueira

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Ao centro sul do Piauí, na cidade de Oeiras, um cenário um pouco atípico. O prefeito Zé Raimundo (PP) do grupo político Boca Preta terá que dividir suas bases para dois pré-candidatos a Federal do mesmo partido, o Progressistas.

No encontro das oposições desta sexta-feira (22), marcado para às 19 horas, estarão lá Átila Lira Filho (PP), que vai disputar uma eleição pela primeira vez, e Margarete Coelho (PP), pré-candidata à reeleição. Filho está recebendo o bastão do pai, o deputado federal Átila Lira (PP) que sempre foi votado na primeira capital do estado, mas que também sempre dividiu voto.

Os dois fazem dobradinha com o pré-candidato a reeleição estadual B. Sá Filho (PP).

A expectativa é que Margarete Coelho, que já até recebeu título de cidadã oeirense, leve a melhor na disputa voto a voto. Além das qualidades pessoais, as lideranças comunitárias que são bem articuladas com o prefeito e vereadores é que vão desempatar a disputa.

O quadro é um reflexo do cenário na chapa federal do PP. Neste momento, a expectativa é de eleger pelo menos dois Federais e os preferidos até agora seriam Júlio Arcoverde e Átila Filho. O pai desse último bateu recorde de reeleições na Câmara com 8 mandatos.

OUTRO LADO

O grupo rival no município é o Tupamaro, que apoia a chapa da base do governo encabeçada por Rafael Fonteles (PT). Para estadual a preferência de votos é para Vanessa Tapety (MDB) e para federal Franciso Costa (PT), que herdou os colégios do ex-deputado federal Assis Carvalho, que morreu em 2020 exatamente em Oeiras. 

ENCONTRO DAS OPOSIÇÕES

O evento marcado para hoje (22) deve reunir lideranças e discursos acalorados. O cabeça de chapa Sílvio Mendes (União Brasil) e o pré-candidato ao Senado Joel Rodrigues (PP) vão estar presentes. Há pouco mais de dois meses do pleito, Joel cola em Sílvio para conseguir a mesma votação. A oposição acredita que a eleição para o governo define a de Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES