Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Empresários começam a negociar vacinas sem precisar doar ao SUS

Câmara deixa para próxima semana projeto que autoriza empresários a comprar vacinas para imunizar funcionários e parentes

| Júlio Nascimento/ PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Ficou para a próxima semana a análise na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que facilita a compra de imunizantes contra a Covid por empresários para vacinação de funcionários e parentes sem a obrigação de doação de 50% ao Sistema Único de Saúde (SUS) como previa outra lei aprovada pelo Congresso. A intenção era que os grupos prioritários fossem vacinados primeiro para que não housse um conflito de interesse. Mas agora Arthur Lira (PP-AL) faz gesto ao empresariado, pauta o projeto e se diz a favor para que a classe consiga manter seu negócio em pé.

Com esse aval, a classe já se mobiliza em Brasília e inicia a negociação com farmacêuticas e recebem propostas que cobram de 7 a 10 dólares por unidade. Isso porque não será necessário a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e sim de alguma agência internacional. Fato que abre as opções de vacinas e para Lira acelera o processo de imunização no país. 

O que deixou os empresários descontentes foi a retirada pela relatora Celina Leão (PP-DF) do ponto que possibilitava o abatimento no imposto de renda. Esse foi inclusive um aceno feito pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil acredita que o ideal seja neste momento destinar tudo ao SUS para não aumentar a desigualdade de vacinação dos grupos prioritários.

Outros críticos dizem que a proposta privilegia quem tem condição social melhor e não deixa de ser uma maneira de furar a fila.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES