Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Exclusivo: Marcelo Castro apoia pesquisa que pode desenvolver vacinas

Por blog Direto de Brasília

Avalie a matéria:
| Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O blog apurou com exclusividade que o senador Marcelo Castro (MDB/PI), que já foi ministro da Saúde e é o presidente da Comissão Mista do Orçamento no Congresso, participou nos últimos dias de uma série de reuniões com pesquisadores e se comprometeu em destinar emendas no orçamento 2021 para a ciência e tecnologia, assim como ajudar a mobilizar toda a bancada federal para a causa. De acordo com o parlamentar, nos últimos anos foram liberados apenas 10% de recursos pelo governo federal, o que na opinião dele é inadmissível enquanto outros países investem na área e desenvolvimento de vacinas.

No Piauí, a convite do médico infectologista Carlos Henrique Nery Costa, que é coordenador do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), que é ligado a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Marcelo Castro ouviu demandas da instituição e se comprometeu em ajudar no seu fortalecimento.

CENTRO DE PESQUISAS QUER DESENVOLVER VACINAS CONTRA DOENÇAS GRAVES NEGLIGENCIADAS

O CIATEN é responsável por pesquisar novas doenças, ou que estão sendo negligenciadas, e gerar evidências científicas para aprimorar políticas públicas de combate à viroses emergentes, aedes aegypti, tuberculose, hanseníase, calazar e doença de chagas.

O infectologista destacou a disponibilidade do senador em sempre atuar na defesa da ciência e da saúde, o que o animou a procurar o parlamentar para pedir apoio.

"O CIATEN tem um olhar para as doenças que nos supreendem, que ninguém liga, são as doenças emergentes e as negligenciadas. Ele vai fazer investigações científicas, temos um laboratório de excelente nível e pretende oferecer cursos para todas as gestões na área da saúde, que lidam com esses agravos no interior do Piauí, do Brasil, das capitais, etc. O CIATEN pretende gerar novos produtos tecnológicos, possibilitar diagnósticos, vacinas e tratamentos", afirma o coordenador da instituição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES