Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Exclusivo:Renan Calheiros sobre Élcio Franco: 'mentiu, isso não vai passar'

O senador comentou com exclusividade o dia de depoimento na CPI da Pandemia.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Após mais de 8 horas de depoimento, o relator Renan Calheiros (MDB-AL) falou com exclusividade ao blog sobre a participação de Élcio Franco na CPI da Pandemia. A avaliação é de um bom dia de depoimento nos trâmites da investigação, pois teve espaço para confrontar algumas declarações entendidas como contraditórias em vídeos. Para o senador, esse comportamento caracteriza "omissões" do governo federal. "É a repetição de uma versão que tenta demonstrar o contrário do que aconteceu no Brasil e isso acabou agravando esse quadro de morticínio", declara ao blog.

Questionado se Élcio Franco Mentiu, Calheiros não pensa nem um segundo para responder: "absolutamente mentiu, infelizmente. Nós o confrontamos em algumas oportunidades com relação a essas mentiras. Isso tudo tem tocado na  população porque as pessoas querem saber o que aconteceu, não adianta os membros do governo virem aqui para dizer o contário, isso não vai passar".

SOBRE O DEPOIMENTO DE ÉLCIO FRANCO

Logo no início da sessão, uma troca de ofensas entre os senadores Otto Alencar e Marcos Rogério: "covarde". A discussão ocorreu após a acareação entre a médica infectologista Luana Araújo e a coordenadora do Plano Nacional de Imunização, Francieli Francinato, ser aprovada para esclarecer a vacinação de mulheres grávidas contra Covid. 

O número dois de Pazuello no Ministério da Saúde, Élcio Franco, foi na mesma linha do aliado, mesmo assim apresentou contradição sobre o início da crise da falta de oxigênio no Amazonas e negou interferência de Bolsonaro na negociação da Coronavac, para ele, a produção Butantan no ano passado poderia gerar um "cemitério de vacinas".

O ex-secretário disse que desconhece a existência de um gabinete paralelo e que a tese da imunidade de rebanho natural nunca foi discutida.

Élcio Franco (Foto: Senado Federal)

Sobre os mais de 80 contatos da Pfizer na tentativa de negociar imunizantes, sendov 53 não respondidos, o ex-secretário argumentou que as cláusulas draconianas e um vírus no servidor atrasaram o processo.

Ele confirmou que a gestão de Pazuello defendia o atendimento precoce, mas que a compra da cloroquina não foi para o tratamento da Covid e sim para o programa antimalária.

Antes do depoimento, os senadores votaram requerimentos de convocação, 8 aprovados, dentre eles, o do ex-ministro e deputado federal Osmar Terra, colocado pela oposição como o mentor do gabinete que aconselhava Bolsonaro paralelamente; e do auditor do Tribunal de Contas da União Alexandre Marques, responsável por um relatório falso mencionado por Bolsonaro que questionava sobre a super notificação de mortes da Covid.

VEJA OS OUTROS CONVOCADOS:

Felipe Cruz Pedri, secretário de Comunicação Institucional do governo

José Alves Filho, empresário

Renato Spallicci, presidente da Apsen Farmacêutica

Francisco de Araújo Filho, ex-secretário de Saúde do Distrito Federal

Desenvolvedor (não nominado) do aplicativo TrateCov

Francieli Francinato, coordenadora do Programa Nacional de Imunização



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES