Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Fábio Abreu quer lei para equiparar TDAH com o autismo. Tem sessão solene!

Solenidade está marcada para a próxima quarta-feira (13) na Câmara dos Deputados, em Brasília

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A pedido dos deputados federais Fábio Abreu (PSD-PI), Fábio Trad (PSD-MS) e Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), está marcada para a próxima quarta-feira, dia 13 de julho, na Câmara Federal, em Brasília, a sessão solene em Homenagem ao Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). 

Fábio Abreu é autor do Projeto de Lei 2630/21, que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TDAH, e vai presidir a sessão. A data de 14 de julho serve para a conscientização mundial do transtorno.

"Além de homenagear, esse momento tem como objetivo chamar a atenção de toda a comunidade para esse fato, pois muitos ainda não tem conhecimento sobre este transtorno. E para mim, é ainda mais especial pelo projeto que apresentei na Casa, que propões uma política inclusiva, de igualdade e oportunidades para os portadores do TDAH, possibilitando, de fato, o espaço para que todos possam desenvolver suas habilidades e tenham mais oportunidades”, explica o deputado.

FÁBIO ABREU QUER POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM TDAH

O Projeto de Lei nº 2.630, de 2021, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e se inspira na Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

“O principal ponto é fazer de quem tem essa deficiência, ter preferência em tratamentos e igualar aos direitos dados às pessoas autistas. Atualmente, as pessoas com TDAH não se enquadra em nenhum tipo de prioridade e esse projeto vai garantir esse direito a essas pessoas”, reitera Fábio Abreu.  

Segundo o deputado Fábio Abreu, a proposta foi pensada após o relato de mães, que o procuraram e alertaram sobre as dificuldades em garantir os direitos dos filhos.

“Algumas mães me procuraram em Brasília, então fui estudar sobre o assunto e vi que não havia nada tramitando na Câmara em relação a essa temática, então, eu abracei essa causa”, disse o deputado.

APÓS COMISSÕES NA CÂMARA, PROJETO SEGUE DIRETO AO SENADO

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, passará pelas comissões de Educação; Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

O QUE É O TDAH?

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade e é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados e ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES