Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Falta de Wilson Lima na CPI une e divide senadores:contraditório x coerente

Os senadores repercutem a decisão do STF e questionam se o mesmo valerá para os próximos

| Edilson Rodrigues/ Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A ausência de Wilson Lima na CPI da pandemia gerou o primeiro revés na comissão, que não foi pega de surpresa, mas é praticamente unânime nesse depoimento, afinal, o Amazonas é objeto determinado da investigação. O STF decidiu que o governador não era obrigado a prestar depoimento para não produzir prova contra si, isso porque ele é alvo de outras investigações da Polícia Federal sobre desvios recursos da Saúde.

"Com relação à situaçãoo de ser governador a decisão não afeta, ela claramente deixa isso para decidir na açao específica que foi impetrada pelos governadores, já tem uma ação tramitando, Habeas Corpus não é espaço para discutir o que eles querem, isso não é questão de for", explica o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

O presidente da CPI, Omar Aziz, que também é do Amazonas, anunciou que vai recorrer da decisão. "Respeitamos a decisão, mas acredito que o governador perde uma oportunidade de esclarecer ao Brasil e ao povo amazonense o que aconteceu. Não é uma coisa rotineira. Faltou oxigênio. Pessoas morreram e o governador teria uma oportunidade para dizer ao Brasil e ao Amazonas o que se passou. Perde oportunidade de explicar os responsáveis pelas omissões e pelas pessoas que perderam parentes e amigos. Não dá para querer proteger alguém".

A base aliada do governo analisa a decisão do STF como contraditória, uma vez que foi a corte que ordenou a instalação da CPI.

"A CPI foi instalada tanto para investigar ações e omissões do governo federal, como estados e municípios. Nesse momento, o mesmo Supremo que determinou a abertura da CPI está autorizando que possíveis depoentes não compareçam para instruir o trabalho da CPI. É lamentável, isso acaba atrapalhando o trabalho de investigação da CPI", expressa Marcos Rogério (DEM-RO). 

Já para Renan Calheiros, que tem um filho governador, é coerente. "Nunca tive, sinceramente, nenhuma dúvida sobre essa decisão do Supremo Tribunal Federal porque a Constituição é clara, o regimento do Senado também, o Senado tem que investigar qualquer direção que tenha fato conexo, mas o Senado não pode ultrapassar sua própria competência, não seria legítima a investigação".

Agora, a discussão é se abre precedente para que os outros governadores não compareçam à comissão. Os senadores estão divididos. E já um cronograma para os próximos governadores na CPI.

Com a falta do governador do Amazonas, a sessão foi exclusiva para a votação de requerimentos, mas antes houve um bate-boca sobre o curso da CPI. "Se tem alguém que está perdendo aqui é o Brasil", dispara Marcos Rogério,  que tem defendido o governo com unhas e dentes e protagonizado diariamente episódios de discussões acaloradas. A fala revoltou a oposição. O relator retrucou: "isso é uma falta de respeito", e o presidente repetiu várias vezes "480 mil vidas, 480 mil vidas, é isso que o Brasil perdeu".

 

Foram aprovados mais de 20 pedidos, entre eles, de quebra de sigilo fiscal e bancário de 4 empresas de publicidade; além do sigilo telefônico e telemático dos ex-ministros da Saúde, Pazuello e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; além de Élcio Franco, que prestou depoimento nesta semana; Francieli Frantinato, a coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI) e Carlos Wizard, empresário que teria ligação com o gabinete paralelo, mas que ainda não conseguiram notificar e por isso os senadores estudam um requerimento de condução coercitiva. 

VEJA A LISTA COMPLETA:

- QUEBRA DE SIGILO TELFÔNICO E TELEMÁTICO:

Filipe Martins, assessor internacional da Presidência da República;

Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores;

Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde;

Zoser Hardman, ex-assessor especial do Ministério da Saúde;

Túlio Silveira, representante da Precisa Medicamentos;

Paolo Zanotto, médico;

Marcellus Campêlo, ex-secretário de Saúde do Amazonas;

Luciano Dias Azevedo, médico;

Hélio Angotti Neto, Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde;

Francisco Ferreira Filho, Coordenador do Comitê da Crise do Amazonas;

Francisco Emerson Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos;

Francieli Fontana Fantinato, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI);

Flávio Werneck, ex-assessor de Relações Internacionais do Ministério da Saúde;

Antônio Elcio Franco Filho; ex-secretário Executivo do Ministério da Saúde;

Camile Giaretta Sachetti, ex-diretora do departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde;

Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde

Alexandre Figueiredo Costa e Silva Marques, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU);

Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde;

Amanhã, os depoimentos são do ex-presidente da Anvisa e da Fiocruz Claudio Maierovitch e da pesquisadora da USP Natalia. Pasternak.

- QUEBRA DE SIGILO FISCAL E BANCÁRIO:

Associação Dignidade Médica de Pernambuco

Empresa PPR – Profissionais de Publicidade Reunidos

Calya/Y2 Propaganda e Marketing

Artplan Comunicação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES