Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Flávio Nogueira cobra do governo ajuda aos pequenos e médios negócios

Senador compara as empresas a outros setores que tiveram mais atenção do governo

Avalie a matéria:
| Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT/PI) cobrou nesta terça-feira (26) na sessão remota da Câmara do governo federal um plano para ajudar as pequenas e médias empresas durante a crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus.  O parlamentar acredita que são as que terão uma maior dificuldade para se reerguer, diferente das grandes empresas, e citou outros setores econômicos para explicar a diferença no tratamento dado pelo governo.

De acordo com o deputado, para o setor aéreo o governo passará a ser sócio das empresas, comprando ações. Nesse formato, bancos privados e o BNDES participarão das transações.

No setor elétrico, que também reclama de prejuízos, o governo vai ajudar facilitando empréstimos, mas também colocará a conta para o contribuinte. Durante cinco anos, haverá aumento de taxas de energia elétrica nos domicílios.

Mas o governo ainda não apresentou nenhum outro plano que pudesse servir como alternativa para ajudar as pequenas e médias empresas, que são as que mais geram empregos no país. Flávio Nogueira lembra que a lei aprovada no Congresso Nacional voltada para ajudar o setor demorou mais de 20 dias para o presidente Jair Bolsonaro assinar e ainda assim foi sancionada com vetos na parte em que dava carência de oito meses para o mercado de prestação de serviços.

“Para os grandes as facilidades, para os pequenos as dificuldades. E além do mais, aquela teoria doutrinária do Estado mínimo nos parece que não existe mais. É a presença forte do Estado na economia, é a presença forte do Estado para solucionar os problemas das grandes empresas e enquanto isso nós não vamos encontrar dinheiro disponível para saúde, educação e segurança pública”, alertou o parlamentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES