Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Flávio Nogueira defende Reforma Administrativa como saída da crise

A Frente Parlamentar da Reforma inicia neste segunda uma semana de discussão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A Frente Parlamentar da Reforma Administrativa lança nesta segunda-feira, 29, às 18h, uma semana de discussões sobre como tornar o serviço público mais eficiente, moderno e próximo dos cidadãos. Estão programadas cinco lives com deputados, senadores e especialistas para debater os principais pontos da reforma Administrativa e seus efeitos na União, estados e municípios.

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT), como o blog havia adiantado na semana pasada, é o único piauiense na Frente que debate uma das reformas mais importantes que será votada neste ano. “Acreditamos que o debate sobre as reformas será a melhor alternativa para lidar com a racionalização da administração pública e com o aumento do endividamento do país, possibilitando instrumentos para organizar a saída da crise econômica”, defendeu.

POSSIBILIDADE DE FALHA NO PROCESSO SELETIVO

O parlamentar, que coordena a área de Seleção e Recrutamento, pontua que experiências em outros países demonstram que algumas nações despertaram para a importância de se buscar servidores que tenham não apenas conhecimento acadêmico, mas que também sejam bons profissionais. “É possível que a morosidade do serviço público, o excesso de burocracia e a pouca dedicação e interesse no bem-servir por parte de alguns funcionários possam estar ligados à falha existente no processo seletivo”, avalia o deputado.

DISCUSSÃO DA REFORMA EM LIVES

Enquanto o texto da reforma Administrativa do Executivo não é enviada ao Congresso Nacional, representantes da sociedade civil organizada, como a Comissão de Legislação Participativa (CLP) - Liderança Pública e o Instituto República, e um grupo de parlamentares de diferentes partidos vão levantar diagnósticos, propor soluções e esclarecer aos brasileiros as principais questões que ainda geram dúvidas sobre a questão.

Neste sentido, os parlamentares e especialistas se dividiram para analisar temas que norteiam o debate, desde a desburocratização e simplificação dos atos do poder público até a avaliação de desempenho e desenvolvimento por competências entre os servidores.

Com o tema “O que a Reforma Administrativa pode fazer pelo Brasil”, participam da live de lançamento os senadores Antônio Anastasia (PSD-MG) e Katia Abreu (PP-TO), o deputado-federal Tiago Mitraud (Novo-MG), o secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, Paulo Uebel, e o fundador do CLP, Luiz Felipe d'Avila.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES