Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Flávio Nogueira destaca BR do mar e cobra conclusão da Transnordestina

Por blog Direto de Brasília

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Em pronunciamento nesta terça-feira (01), na Câmara Federal, o deputado Flávio Nogueira, destacou a importância do programa de estímulo ao transporte por cabotagem - modalidade de transporte marítimo na costa do país, enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional. O PL 4.199/20, mais conhecido como a BR do Mar, em alusão a “estradas marítimas” que interligará os portos localizados nas águas costeiras do País.

Flávio salientou que o Brasil tem 8,5 mil km de costa navegável e que cerca de 70% da população brasileira vive na faixa situada até 200 km do litoral. Além disso, o transporte aquaviário responde por apenas 11% do total de cargas movimentadas no Brasil, enquanto o rodoviário corresponde 65%.

"Países com dimensões continentais como Estados Unidos e China, exercem esse transporte tanto para o turismo quanto para o transporte de cabotagem, movimentando a economia e incentivando o desenvolvimento da navegação comercial", disse o deputado.

COBRANÇA DA TRANSNORDESTINA

O parlamentar também defendeu o desenvolvimento do transporte ferroviário, interligando as regiões Nordeste, Norte e Sul, de maneira a fomentar a economia do país e levar melhorias às cidades. Ele chamou a atenção para a conclusão da Ferrovia Transnordestina, que ligará o Porto de Pecém (CE) ao Porto de Suape (PE) e ao município de Eliseu Martins (PI), essencial para o transporte de grãos e minérios piauienses e o desenvolvimento da região Nordeste.

“Vamos, portanto, fazer um Brasil interligado por ferrovias e também pelo transporte de cabotagem, não apenas rodovias. Vamos acabar com o lema Washington Luis, que governar é construir estradas”, finalizou o deputado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES