Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Flávio Nogueira quer pensão para orfãos da pandemia da Covid-19

Proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT-PI) apresentou um projeto de lei na Câmara Federal, propondo o pagamento de uma pensão às crianças e adolescentes que tenham ficado órfãos de pai e mãe devido à Covid-19. De acordo com a proposta, o governo, através do Fundo Nacional de Assistência Social, deverá arcar com o valor de um salário mínimo mensal por criança até que elas atinjam a idade de 18 anos. O valor será pago à pessoa física ou jurídica que cuide do órfão.

No levantamento feito pelo parlamentar, já passam de quatro mil os órfãos e que, sem condições adequadas, podem engrossar as estatísticas de marginalidade já tão altas no país.

O parlamentar destaca que é imensa a quantidade de crianças e adolescentes pobres, em estado de miséria, que moram em comunidades onde a maioria das famílias não consegue um emprego, em um ambiente em que o tráfico de drogas e todo tipo de criminalidade. “Mais surpreendente ainda é que muitos estão ficando órfãos de pai e mãe em razão da pandemia do coronavírus, assomado ao fato de que seus familiares ou pessoas próximas não têm a mínima condição financeira para assumir a criação deles”, observa.

FLÁVIO NOGUEIRA CONVOCA DEPUTADOS A POLÍTICA COM "P" MAIÚSCULO

“Somos Deputadas e Deputados Federais, temos compromisso político com a melhoria das condições sociais e econômicas do Brasil, principalmente com as gerações que herdarão a nossa pátria”, ressalta Nogueira, destacando que o Brasil já ocupa o segundo lugar entre os países do mundo com mais vítimas fatais da doença. “Urge a ação solidária para com nossos descendentes brasileiros, no sentido de, pelo menos, minorar o sofrimento de nossos semelhantes, seja por compromisso cristão, seja por compromisso em realizar um Política com P maiúsculo, que nos afaste da moral minúscula da politicalha e da falta de compromisso”, frisou.

FISCALIZAÇÃO FICA A CARGO DOS CONSELHOS TUTELARES

Ainda de acordo com o projeto, a fiscalização da aplicação dos recursos deve ser feita e supervisionada pelo Conselho Tutelar de cada Município para garantir que não aconteçam desvios dos recursos. Para ter acesso à pensão destinada ao menor de idade órfão, a pessoa física ou jurídica que cuida do órfão beneficiário deverá comprovar o vínculo entre a criança e/ou adolescente sob sua guarda, mediante apresentação de: certidão de nascimento e certidão de óbito do pai e da mãe motivado por covid-19.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES