Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Flávio Nogueira x Átila Lira discordam sobre CPI do MEC e fazem críticas

Deputados representam base de Bolsonaro e oposição no Congresso em posições diferentes sobre investigação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A discussão sobre a instalação ou não da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o escândalo de corrupção MEC (Ministério da Educação) tomou conta do Congresso Nacional. Nesta terça-feira (05), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), disse que só instalará a comissão após período eleitoral. Os deputados do Piauí se dividem sobre o andamento ou não da CPI.

Átila Lira (PP), que é da base do governo Bolsonaro, diz que Pacheco será "reprovado" se instalar CPI em ano eleitoral. Isso porque na visão dele a Comissão serviria de palanque eleitoral para tentar desgastar a imagem de Bolsonaro.

Já Flávio Nogueira (PT), da oposição, acredita que o governo já foi manchado [pela corrupção] e o discurso de incorruptível caiu por terra. O parlamentar ressalta que Milton Ribeiro, o ex-ministro do MEC, acusado de corrupção, tráfico de influência, prevaricação e advocacia administrativa, ficou conhecido, mas não pelo trabalho que fez, mas pelas denúncias que pesam sobre ele. 

VEJA AS FALAS DOS DEPUTADOS:

CPI PODE NASCER MORTA

Se Pacheco decidir instalar a CPI apenas após as eleições, o governo pode comemorar, isso porque, de acordo com o regimento interno do Senado, uma CPI não pode continuar os trabalhos ao fim da legislatura (período de 4 anos). Como essa [legislatura] acaba em dezembro deste ano e se for instalada apenas após o período eleitoral, os senadores só teriam um mês e meio e no requerimento de abertura o prazo de funcionamento da CPI é de no mínimo três meses. 

OPOSIÇÃO VAI AO STF

O líder da oposição e autor do pedido de CPI, Randolfe Rodrigues, disse que irá recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que os trabalhos iniciem em agosto. "CPI é um direito constitucional da minoria parlamentar. Não existe a possibilidade de não ser instalada. Não pode ser obstruída. Ninguém está acima da Constituição, muito menos nós, parlamentares, que ao tomar posse juramos cumprí-la e fazer cumprir", afirma.

GOVERNO USA ESTRATÉGIAS PARA BARRAR CPI

Com o temor de prejudicar a avaliação do governo Bolsonaro e gerar consequências negativas nas urnas, o governo atua para barrar a CPI. São duas as estratégias: convencer líderes que será melhor investigar o caso após as eleições e fazer com que eles retardem as indicações a troco de liberação de emendas do orçamento secreto, como ficaram conhecidas as emendas de relator.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES