Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Wellington se reúne com governo argentino sobre vacina russa

Wellington Dias (PT) se reuniu nesta quinta-feira (08) com a assessora da Presidência Argentina, Cecília Nicolini, que coordena a pauta de vacinação no país

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Wellington Dias (PT) se reuniu nesta quinta-feira (08) com a assessora da Presidência Argentina, Cecília Nicolini, que coordena a pauta de vacinação no país. A agenda ocorreu de forma virtual nesta quinta-feira (8).  De acordo com o governador do Piauí, o país se dispôs a fornecer dados sobre o uso do imunizante e os baixos efeitos colaterais por lá para ajudar na liberação no Brasil pela Agência Nacional de Vilância Sanitária (Anvisa). "A Argentina utiliza a vacina Sputinik V desde o início do processo de imunização e tem estudos claros de sua eficácia. A colaboração deles será fundamental para a autorização da vacina pela Anvisa", declara.

Segundo Dias, a Sputinik V é usada em 58 países. "Queremos usar no Brasil, O que mais precisa o Brasil? Vacinas. Mais vacinas para salvar vidas, mais vacinas para menos hospitalização, mais vacinas para menos óbitos", afirma pressionando a Anvisa.

GOVERNADORES ENTRAM COM AÇÃO NO SUPREMO PARA IMPORTAR VACINA RUSSA


O governo do Maranhão entrou com uma ação no STF nesta quinta (08) para liberar a importação das doses do imunizante. O argumento usado é o descumprimento de liminar do STF, que havia autorizado ainda no mês  de fevereiro a compra de vacinas por estados e municípios. 

REUNIÃO ENTRE ANVISA E GOVERNADORES

Nesta semana, o Consórcio Nordeste se reuniu com o presidente da Agência brasileira, Antônio Barra Torres, para tentar acelerar a importação e uso emergencial da vacina russa.


Ao blog, a Anvisa informou que os representantes dos estados indicaram que já estão buscando as informações necessárias, inclusive com outros países, para atender a Lei nº 14.124/2021, dentro do prazo nela estabelecido e em tempo de permitir, caso a autorização seja concedida, a entrada para uso no Brasil das doses da vacina Sputnik previstas em contratos com os estados.


O Nordeste e outros estados e municípios, de acordo com o Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) adquiriram ao todo 66 milhões de doses da Sputnik V, destas, 37 milhões via Consórcio Nordeste. O Ministério da Saúde também negocia 10 milhões de doses. Todas quando enviadas serão repassadas ao Plano Nacional de Imunização para posterior redistribuição.


No mesmo dia, Jair Bolsonaro ligou para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fazendo um gesto diplomático sobre a liberação do imunizante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES