Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Governadora Regina Sousa: Petrobras faz bilionários às custas do povo;vídeo

Governadora do Piauí sugere que governo federal repasse dinheiro diretamente para as distribuidoras para abater o preço da gasolina aos consumidores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Ao comentar o resultado da reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a governadora do Piauí, Regina Sousa (PT-PI), criticou o lucro "astronômico", como ela mesmo denominou, da Petrobras, responsável pelos constantes reajustes no preço dos combustíveis. Para ela, é o povo que está fazendo bilionários no mundo com os lucros das ações da estatal brasileira.

"Quem tem dinheiro é a Petrobras aos custos dos combustíveis que vende. Olha, nesse quadrimestre já tem R$ 44 bilhões lucro. Então, todo ano tem dez bilionários novos na praça e é a população que vai pagar, porque é a população que mora nos estados, nos municípios, todos vão perder. Então, algumas coisas que o estado e o município fazem para população, vai sofrer", opina.

Ao defender um fundo de compensação para os estados, a governadora também diz que se Bolsonaro quiser resolver o problema ele pode. "O fundo de compensação é o melhor que poderia ser feito com os lucros astronômicos da Petrobras. Se tem alguém que pode resolver o problema é o governo federal". 

PARA A GOVERNADORA, COMPENSAÇÃO NÃO PRECISAVA SER PARA O ESTADO, PODE SER PAGO DIRETAMENTE ÀS DISTRIBUIDORAS

Os governadores saem prejudicados com a possivel aprovação do PLP (Projeto de Lei Complementar) 18/2021 e por isso buscam diminuir os danos. Regina Sousa disse ao blog que foi informada durante a reunião pelo relator Fernando Bezerra (MDB-PE)  que a decisão política do governo federal já foi tomada.

Para a governadora, se Bolsonaro não quiser repassar valores aos estados, o pagamento de uma reparação para não atingir os consumidores poderiam ser feito direto para as distribuidoras dos combustíveis.

"Se ele [governo federal] quiser dar um real de desconto do combustível, ele não precisa nem dar para os estados, ele pode dar para a distribuidora um real por litro e a distribuidora passar para a bomba. Vai ter reajuste [dos combustíveis] porque a Petrobras está mantendo o preço internacional. Se o governo der um real na ponta não vai ter aumento".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES