Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Governadores ameaçam comprar vacinas sem ser via Ministério da Saúde

Por blog Direto de Brasília

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O governador do Piauí tem cobrado do governo federal o cronograma detalhado de vacinação contra a Covid - 19 no Brasil. Wellington Dias que coordena no Fórum Nacional de Governadores do Brasil a temática de vacina e preside o Consorcio Nordeste, diz que governo federal precisa dizer o que vai comprar, quanto vai comprar e de quem vai comprar as vacinas para imunização de mais de 220 milhões de brasileiros.

Pois, caso o governo não apresente um cronograma que atenda a demanda de imunização dos mais de 220 milhões de brasileiros, os governadores através do Fórum Nacional de Governadores e Consorcio Nordeste irão se movimentar para comprar as doses necessárias.

Pelo Consórcio Nordeste já há uma negociação para aquisição de 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, cuja eficácia é superior a 90%. Negociação formalizada pelo governo da Bahia. Pois a época em se concretizou intenção o Consorcio Nordeste estava em processo de institucionalização.

Os governadores cobram ainda um afinamento no diálogo  do governo brasileiro com o governo da China ( garantindo cronograma de compra e de entrega de doses de IFA - 100 milhões para Butantã e 100 para milhões Fiocruz). Além também, que se abra diálogo com governo da Rússia para que possamos viabilizar a liberação da Sputnik V no Brasil.

WELLINGTON DIAS CONVOCA OS OUTROS GOVERNADORES PARA MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS ATÉ O CARNAVAL

No Piauí um decreto já foi publicado e entra em vigor a partir de amanhã (29). 

Dias tenta explicar o motivos das medidas mais rígidas, como fechamento de bares e restauranres mais cedo. “Os governadores do Nordeste estamos juntos adotando medidas voltadas para prevenção e para cortar a transmissibilidade e com um olhar especial para esse período de carnaval. Por que? Invariavelmente em diferentes regiões de Saúde de cada estado tivemos o crescimento da transmissibilidade, crescimento na ocupação de leitos, tanto leitos clínicos, como leitos de UTI. E é aqui, em leitos de UTI onde mora o maior problema, porque tudo está acontecendo numa velocidade muito grande. Então, nós adotamos medidas que por exemplo suspende o ponto facultativo para esse período  de feriado, medidas relacionadas a barreiras em aeroportos, entrada nos estados para garantir mais restrição a setores que podem gerar aglomeração, a chamada “Lei Seca”.

14 ESTADOS JÁ ADERIRAM A DECRETOS MAIS RESTRITIVOS ATÉ O CARNAVAL

"Cada estado tem autonomia para adotar medidas na proporção, na dosagem da realidade do seu estado. Mas o lado bom: já são 14 estados no Brasil que também estão abraçando essa ideia de trabalharmos num horizonte que varia dessa semana até o dia 21, no domingo após o carnaval. Queremos trabalhar para que mais estados possam estar juntos nessa missão de cortar transmissibilidade, evitar pressão na rede hospitalar com redução da doença, e principalmente em cada estado salvar vidas com menos mortes para garantir a saída segura até a vacina", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES