Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Governadores dizem que estão no limite e pedem atenção da OMS

Na noite desta quinta, o STF liberou cerca de 300 leitos de Covid para o Piauí

Avalie a matéria:
Visita dos governadores na terça (02) à farmacêutica União Química no DF |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

14 gestores do executivo estadual assinaram a carta. Dessa vez eles afirmam que já estão chegando ao limite. No documento, pedem a Bolsonaro agilidade nas vacinas via Organização Mundial da Saúde (OMS) ilustrando o exemplo de países que estão tendo sucesso no combate à pandemia com a redução no número de mortes e casos conciliando vacinas, prevenção e união política.  

STF ORDENA REATIVAÇÃO DE LEITOS DE UTI PARA O PIAUÍ

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na noite desta quinta-feira (05) que o Ministério da Saúde reative 278 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Piauí destinados a pacientes com Covid-19. A ação foi impetrada pelo Governo do estado por meio da Procuradoria Geral do Estado.

O governador  Wellington Dias desabafou ao dizer ser estranho o fato de ter que ir ao STF para assegurar leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid. “Hoje, o Piauí teve a decisão da ministra Rosa Weber pra poder garantir o credenciamento de 278 leitos, leitos que estão aqui lotados com a necessidade pra poder ter a chance de salvar vidas. Ou seja, é impensável, o que nós estamos vivendo é realmente impensável. Mas eu acho que é uma vitória importante do povo do Piauí, assim como do Maranhão, da Bahia, de São Paulo, de outros lugares. E, esperamos o pagamento pra que a gente tenha as condições de prosseguir atendendo a população”.

MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU 3.200 LEITOS, MAS O DÉFICIT AINDA É GRANDE NO PAÍS

Nesta semana, o Ministério da Saúde publicou uma portaria para destinar R$ 153 milhões a 3.200 leitos em 150 cidades de 22 estados. São leitos temporários por 90 dias com possibilidade de renovação. O custo médio de um leito é de R$ 1,5 mil.

Desde o fim do ano passado, com o fim do estado de calamidade, o ministério foi deixando gradativamente de pagar os leitos de UTI que haviam sido habilitados. Os governadores afirmam que dos 15 mil leitos, só ficariam 3 mil no final de fevereiro, insuficiente para atender a demanda assustadora.

O Brasil vem quebrando recordes diários da quantidade de pessoas mortas e casos confirmados. Ontem, de acordo com o Ministério da Saúde, foram 1.699 mortes e 75.102 casos confirmados. O recorde foi na quarta-feira (03) com 1.910 vidas perdidas.

Em seis estados, a nova variante mais transmissível da Covid já é maioria. São eles, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES