Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Governadores se reúnem com Pacheco no primeiro ato do Comitê Nacional

Por blog Direto de Brasília

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A criação do Comitê de Coordenação Nacional de Enfrentamento à Covid, que Bolsonaro anunciou no encontro entre os poderes, foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta (26). Os governadores não fazem parte do grupo, mas o primeiro ato será reunião entre eles e o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

De acordo com Wellington Dias, governador do Piauí e coordenador do tema vacinas do Fórum dos Governadores, a prioridade será a tentativa recompor o Orçamento Geral da União que chegou ao Congresso com R$ 43 bilhões a menos que em 2020. O argumento é que aumentaram as despesas extras, além do pior momento da pandemia neste momento. Programas de emprego e renda também entrarão na pauta. 

"Com cerca do dobro da mortalidade e ainda fila na rede Covid e fila maior ainda com outras doenças e sequelados Covid. Além deste tema recursos e projetos para proteção social, cuidando dos mais pobres e gerando emprego e renda. Investimentos e programas para retomada Organizada da economia, criando ambiente favorável para investimentos privados, apoiando atração de empreendedores do Brasil e do mundo", explica Dias.

Governador Wellington Dias - Foto: Ccom

SOBRE O COMITÊ NACIONAL DE ENFRENTAMENTO À COVID

O Comitê de Coordenação é composto pelo Presidente da República, que o coordenará; pelos presidentes do Senado Federal; da Câmara dos Deputados; e, na condição de observador, por autoridade designada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça. A Secretaria-Executiva do Comitê será exercida pelo Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com o decreto, o Comitê de Coordenação se reunirá, em caráter ordinário, conforme cronograma definido na primeira reunião e, em caráter extraordinário, sempre que solicitado por qualquer de seus membros. O coordenador poderá convidar para participar das reuniões, autoridades e especialistas de notório conhecimento nas questões a serem debatidas.

O Comitê de Coordenação poderá criar grupos de trabalho com o objetivo de estudar e articular soluções para assuntos específicos relacionados à pandemia. Os integrantes do Comitê e dos grupos de trabalho se reunirão, a critério de cada membro, presencialmente ou por videoconferência. O Comitê terá duração de noventa dias, prazo que poderá ser prorrogado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES