Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Wellington Dias confirma encontro com presidente Bolsonaro

governo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O momento esperado de uma reunião entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e os governadores está chegando. A videoconferência está marcada para a próxima quinta-feira (21) às 10 horas. O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), confirmou participação no encontro que tratará de medidas econômicas de enfrentamento à pandemia.

Neste momento, todos os olhares estão voltados para a sanção do projeto de lei de ajuda aos estados e municípios no valor de R$ 60 bilhões de reais, que foi aprovado há quase duas semanas pelo Congresso, mas ainda não está em vigor porque depende do aval do presidente.

O grande impasse está no artigo que concede reajuste salarial a algumas categorias profissionais, como as da saúde, segurança e professores. O ministro da economia, Paulo Guedes, pediu a Bolsonaro vetar esse trecho, uma vez que a contrapartida dos estados para a transferência dos recursos seria o congelamento dos salários dos servidores públicos até o fim do próximo ano.

Desde o início das negociações para a ajuda, a equipe econômica do governo não quer vincular o valor repassado à recomposição do ICMS e ISS, principais impostos arrecadados pelos estados e municípios, respectivamente, responsáveis por custear boa parte da máquina pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES