Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Governo Lula terá 37 ministérios, anuncia Rui Costa

Uma das determinações do presidente Lula foi a de que não houvesse a ampliação de cargos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso 

O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou na tarde deste sábado (17), que o governo do presidente Lula contará com uma estrutura de 37 ministérios e destacou que a decisão não implica na criação de novos cargos.

A previsão é de que já no dia 1° de janeiro uma Medida Provisória seja publicada apenas para a viabilização dos cargos de ministros. “ Uma das determinações do presidente Lula foi a de que não houvesse a ampliação de cargos independente da quantidade de ministérios. É importante deixar claro que não haverá criação de novos cargos”. O anuncio foi realizado após reunião do futuro chefe da Casa Civil com o presidente Lula e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. 

Rui Costa explicou que a ideia do governo é fazer com que os ministérios utilizem a mesma área meio, que compreende áreas jurídica, orçamento, entre outras. “Iremos ampliar dos 23 ministérios existentes para 37, mas utilizando o mesmo volume de cargos. Com isso, iremos melhorar a representatividade por meio dos ministérios, já que os diversos segmentos da sociedade querem se ver representados no governo, mas sem implicar no aumento do gasto público. O nosso foco também está no aperfeiçoamento da gestão pública”. 

Ainda segundo Rui Costa, para garantir a transversalidade dos ministérios, a nova estrutura funcionará em articulação com a Secretaria Geral e a Casa Civil. Ele ainda afirmou que ao longo da semana, o futuro presidente Lula irá anunciar os novos nomes que comandarão os ministérios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES