Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Humberto Costa quer saber quanto o governo gastou com a Cloroquina

Em entrevista exclusiva o senador antecipou questionamentos que devem ser feitos ao ex-ministro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A relação com outros países, como a China, envolvendo a negociação de insumos para a fabricação de vacinas e com os EUA para a compra de Cloroquina são alguns dos pontos colocados pelo senador Humberto Costa (PT-PI) ao ex-ministro das Relações Extreiores, Ernesto Araújo, em entrevista exclusiva ao blog, além de uma possível falha em acordo com a Organização Mundial da Saúde, responsável pelo convênio de vacinas Covax Facility. O parlamentar quer saber de fato quando o governo gastou comprando remédio sem eficácia científica contra a Covid. 

“É fundamental que o Ministério da Saúde disponibilize as informações relativas aos valores e quantidades totais de aquisição de cloroquina e hidroxicloroquina, segregando as informações por contrato e explicitando os contratados para cada contrato. Solicita-se também a informação, para os exercícios citados, da distribuição por Unidade da Federação”, disse o senador.

O titular da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia revelou que pretende chegar com o depoimento de hoje (18) a fatos relacionados ao ex-ministro da Saúde Pazuello e ao presidente Bolsonaro.

Sobre o depoimento desta quarta-feira, o senador afirma que usará estratégias na oitiva com Pazuello para chegar a outros nomes que possam ser responsabilizados.

Humberto Costa acredita que o efeito CPI já traz mudanças no governo. Um parecer do Ministério da Saúde, divulgado nesta semana, que fará parte de um protocolo único para tratamento de pacientes com Covid, não recomenda o uso da cloroquina.

A CPI ainda não chegou nem na metade dos trabalhos, mas já há uma perspectiva de acusações contra o governo federal. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES