Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Impasse no orçamento deste ano: Bolsonaro só tem até quinta

Aliados do governo no Congresso costuram acordo para que o presidente sancione o orçamento em incorrer crime de responsabilidade

Avalie a matéria:
| Isac Nobrega/ PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Um acordo entre parlamentares e o governo resultou no Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 2) que permite a abertura de créditos extraordinários pelo governo no orçamento deste ano. Essa pode ser a saída para a liberação de verbas para o funcionamento de todas as pastas. O parecer foi apresentado hoje em sessão do Congresso pelo relator Efraim Filho, líder do DEM. A impressão digital no acordo é dos líderes do governo no Congresso e Senado e da ministra Flávia Arruda.

Isso porque o corte de R$ 26 bilhões em despesas obrigatórias (previdência, seguro-desemprego e abono salarial) para destinação de emendas parlamentares é o grande impasse do orçamento deste ano. Como o próprio nome indica, não se pode cortar despesas obrigatórias e o valor das emendas não pode furar o teto de gastos, senão Bolsonaro poderia estar assim cometendo crime de responsabilidade,  o que seria motivo para impeachment. 

Nesta segunda (19), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi às redes sociais criticar a equipe de Guedes por ter participado do acordo para o repasse do valor para emendas parlamentares e nos últimos dias pedir para Bolsonaro vetar as emendas. "Agora depois de aprovado com amplo acordo que inclui o governo, as críticas são injustas e oportunistas, cabendo ao governo propor soluções que atendam às demandas acordadas durante a votação, respeitando todos os limites legais e o testo de gastos", dispara quem já citou em usar os remédios amargos da Constituição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES