Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Jussara Lima só vai se filiar ao PT após assumir o mandato no Senado

Por questões jurídicas, a suplente foi aconselhada primeiro assumir o cargo, depois mudar de partido. A posse será tripla! Três mulheres na mesma situação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Jussara Lima (PSD-PI), a primeira suplente do senador eleito Wellington Dias (PT-PI),  vai se filiar ao PT apenas depois que assumir o mandato. A futura senadora, acompanhada do esposo, o deputado federal Júlio César Lima (PSD), já conversou com Dias sobre o caso. Apesar de ser um cargo majoritário, como Jussara não é a titular, foi aconselhada por advogados primeiro a tomar posse, depois mudar de sigla.

A mudança de partido foi negociada antes do ex-governador Wellington Dias ser nomeado como ministro do governo Lula. A estratégia é para não enfraquecer o PT no Senado, onde a maior bancada é a do PL, partido do ex-presidente Bolsonaro.

 

Wellington Dias será exonerado do Ministério do Desenvolvimento Social no fim deste mês. No dia 1º de fevereiro participa da solenidade de posse como senador no Congresso Nacional e depois se licencia para voltar ao posto de ministro.

TRIPLA POSSE DE MULHERES NO SENADO

A data em que Jussara Lima assume ainda não está definida, mas provavelmente será no dia 3 de fevereiro. Ela quer tomar posse ao lado de Ana Paula Lobato (PT-MA) e Augusta Brito (PT-CE), as suplentes, respectivamente de Flávio Dino, ex-governador e senador eleito pelo Maranhão e agora ocupa o cargo de ministro da Justiça e Segurança; e Camilo Santana, ex-governador e senador eleito pelo Ceará, que está como ministro da Educação. 

"As três juntas, nordestinas, com o mesmo pensamento de ajudar as mulheres, os mais necessitados. E a Teresa conhece bem o partido, é militante há muito tempo e está disposta a nos ajudar", disse Jussara ao blog.

ENTURMADA COM A BANCADA DO PT

Nesta quarta-feira (18),  Jussara Lima já se reuniu com a bancada do PT no Senado. A reunião foi para escolher o líder da bancada da sigla na casa, que será o senador Fabiano Contarato (PT-ES).

Na foto, Jussara ao lado da senadora Teresa Leitão (PT-PE), que foi deputada estadual por cinco mandatos, e a futura senadora Augusta Britto (PT-CE).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES